Logo do repositório
 

O enfermeiro como educador nos serviços de saúde: o olhar do graduando

dc.contributor.advisorBraga, Eliana Mara [UNESP]
dc.contributor.authorSegalla, Amanda Vitória Zorzi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:19Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:19Z
dc.date.issued2012-05-10
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo Identificar e analisar a percepção dos estudantes de enfermagem sobre competências e habilidades educativas / comunicativas na prática do enfermeiro. Trata-se de estudo descritivo, transversal, com abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido em uma instituição de ensino privada de um município do interior do Estado de São Paulo, onde a pesquisadora trabalha como docente do curso de Enfermagem. A população do estudo foi constituída por 24 alunos do quarto ano de graduação do Curso de Enfermagem, que cursaram todas as disciplinas oferecidas pela graduação e parte dos estágios em hospitais e serviços de saúde pública e que não se encontravam sob a supervisão da pesquisadora, no momento da coleta de dados. Optamos por alunos do último ano do curso, por entender que os mesmos já vivenciaram grande parte da realidade da formação acadêmica e por acreditarmos que tiveram oportunidades de construir uma visão crítica do universo da atuação profissional do enfermeiro, durante o período dos estágios curriculares oferecidos pelo curso de graduação. O perfil dos alunos que cursam enfermagem na instituição do estudo caracteriza-se por adultos jovens, que, na sua maioria, já trabalham na área da saúde ou em outras ocupações. As entrevistas individuais foram gravadas por aparelho digital e, posteriormente, transcritas na íntegra, respeitando a veracidade das informações. A análise dos dados foi realizada pela Análise de Conteúdo. Os resultados do estudo evidenciaram que o aluno trabalhador tem subsídios para avaliar com objetividade e clareza as situações vivenciadas em campo de estágio e nos serviços de saúde. Tais resultados estão demonstrados por meio das seguintes categorias temáticas: o modelo de enfermeiro educador; habilidades educativas do enfermeiro...pt
dc.description.abstractThis study aimed to identify and analyze the perceptions of nursing students on educational/communicative competencies and skills in the nursing practice. It is a descriptive, transversal study with a qualitative approach. The study was conducted in a private college located in a city at the countryside of the state of São Paulo, in which the researcher works as a professor of the Nursing Course. The study population consisted of 24 students from the senior year of the Nursing Course, who attended all subjects offered by the graduation course and part of the internships in hospitals and public health services, which were not under supervision of the researcher at the time of data collection. We chose senior year students considering that they already had experienced a large part of the academic reality and also for believing that they had opportunities to build a critical view of the performance of the professional nurse, during internship periods offered by the undergraduate course. The profile of the students, who attend the nursing course in the institution, is characterized as young adults, whose majority already works in the health care area or in other occupations. Individual interviews were recorded by a digital device and later were fully transcribed, respecting the veracity of the information. The data analysis was performed by the Content Analysis. The results from the study presented that the student-employee has enough knowledge to objectively and clearly assess the situations experienced in the internship field and health care services. These results are presented under the following categories: the model of the nurse-educator; nurse’s educational skills; the practice as an educator and a prospect for the future. The subjects pointed the model of the nurse-educator as a professional reference in the health care... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent96 f.
dc.identifier.aleph000711884
dc.identifier.capes33004064081P0
dc.identifier.citationSEGALLA, Amanda Vitória Zorzi. O enfermeiro como educador nos serviços de saúde: o olhar do graduando. 2012. 96 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina Veterinaria e Zootecnia, 2012.
dc.identifier.filesegalla_avz_me_botfm.pdf
dc.identifier.lattes4670180558948205
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96411
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEnfermagem - Estudo e ensinopt
dc.subjectEducação sanitáriapt
dc.subjectEstudantes de enfermagempt
dc.subjectNursingpt
dc.titleO enfermeiro como educador nos serviços de saúde: o olhar do graduandopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4670180558948205
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.graduateProgramEnfermagem (mestrado profissional) - FMBpt
unesp.knowledgeAreaPrática de enfermagempt
unesp.researchAreaPrática de enfermagempt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
segalla_avz_me_botfm.pdf
Tamanho:
253.71 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format