Logo do repositório

Alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação no ensino no ensino fundamental: avaliação do desempenho acadêmico

dc.contributor.advisorCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Eliana Aparecida Toledo da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-09-19T17:26:51Z
dc.date.available2018-09-19T17:26:51Z
dc.date.issued2016-09-23
dc.description.abstractHigh abilities is defined as outstanding levels of aptitude and high achievement capability in such areas isolated or combined as: general intellectual ability; specific academic aptitude; creative thinking and productive; leadership capacity; special talent for arts; psychomotor capacity. The identification of people with high abilities/giftedness has been made aiming to enable them to receive a service that meets their real needs and interests. Therefore, this study aims to evaluate the academic performance of elementary school students, designed to describe the academic performance, in order to identify students with indicators of high abilities/giftedness of the academic type. Data collection occurred from the application of the school performance test (from the Portuguese TDE) in the elementary school students, conducted in previous study by the Research group: Inclusion of people with disabilities, pervasive developmental disorders and high abilities/giftedness in different contexts coordinated by PhD Vera Lucia Messias Fialho Capellini. The results showed in the Writing subtest: 2 students Upper Middle and 1 student Superior; in subtest of Arithmetic: 2 students Upper Middle; in subtest Reading: 3 students Superior; and in the overall classification: 2 students Upper Middle and 1 student Superior. It follows to check the total student achievement, a second year student is in higher level, which may be an indicative of high abilities/giftedness of academic typeen
dc.description.abstractA superdotação é definida como notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes; capacidade psicomotora. A identificação de pessoas com altas habilidades/superdotação tem sido realizada com o intuito de permitir que elas possam receber um atendimento que vá ao encontro de suas reais necessidade e interesses. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar o desempenho acadêmico de alunos do Ensino Fundamental I, visando a descrever o desempenho acadêmico, com vistas a identificar alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação do tipo acadêmico. A coleta de dados se deu a partir da aplicação do teste de desempenho escolar - TDE em alunos do Ensino Fundamental I, realizado em estudo anterior pelo grupo de Pesquisa: A Inclusão da pessoa com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nos diferentes contextos coordenado pela Professora Drª. Vera Lucia Messias Fialho Capellini. Os resultados apontaram no subteste de Escrita: 2 alunos com Classificação Médio Superior e 1 aluno Superior; no subteste de Aritmética: 2 alunos com Classificação Médio Superior; no subteste de Leitura: 3 alunos com Classificação Superior e no Escore Bruto Total: 2 alunos com Classificação Médio Superior e um aluno Superior. Conclui-se, ao verificar o desempenho acadêmico total dos alunos, que uma aluna do segundo ano encontra-se no nível Superior, o que pode ser um indicativo de altas habilidades/superdotação do tipo acadêmicopt
dc.format.extent44 f.
dc.identifier.aleph000895379
dc.identifier.citationSILVA, Eliana Aparecida Toledo da. Alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação no ensino no ensino fundamental: avaliação do desempenho acadêmico. 2016. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2016.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-01-17/000895379.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156292
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectDesempenhopt
dc.subjectSuperdotadospt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.titleAlunos com indicativos de altas habilidades/superdotação no ensino no ensino fundamental: avaliação do desempenho acadêmicopt
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduatePedagogia - FCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000895379.pdf
Tamanho:
926.15 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format