Publicação:
Uma reflexão sobre didática na Educação Básica: o apostilamento no 4.º ano

dc.contributor.authorTrevisan, Marlon Dantas
dc.contributor.authorPagni, Pedro Angelo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-26T19:19:01Z
dc.date.available2015-08-26T19:19:01Z
dc.date.issued2015-06-01
dc.description.abstractThis study describes how adult and teacher-centered rationale, which has been ruling school relations for a long time, might be a threat to didactics and its methodologies, especially when it comes to teaching and learning package. The theoretical framework of this study is based on Dewey and Peirce pragmatic views, founding the languages analysis, which are interwoven in the content design. Some tasks from a 4th grade elementary school package sold nationally, related to Geography and Mathematics subjects were examined. It is possible to assert that the child real life learning experiences was poorly considered, which partly explains the lack of interest of most children in pedagogical-scientific discourses as they are presented on their books. As a possible answer regarding that issue, the encounter between teacher and learner subjectivities is proposed.en
dc.description.abstractEste trabalho descreve como a lógica adultocêntrica, que há muito rege as relações escolares, pode comprometer a didática e suas metodologias, em especial o apostilamento. O aporte teórico se baseia no pragmatismo de Dewey e Peirce, fundamentando as análises das linguagens que se interpenetram na elaboração dos conteúdos. Abordam-se exercícios de uma apostila do 4.º ano do ensino fundamental, vendida em nível nacional, relativos às disciplinas de geografia e matemática. As asserções obtidas revelam que a experiência infantil foi pouco considerada, o que explica em parte o desinteresse das crianças pelos discursos pedagógico-científicos, tais como aparecem nas apostilas. Como resposta possível ao problema, propõe-se o encontro entre as subjetividades docente e discente.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis/MT - Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), Marília/SP - Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), Marília/SP - Brasil
dc.format.extent503-524
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362015000200503&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
dc.identifier.citationEducação & Realidade, v. 40, n. 2, p. 503-524, 2015.
dc.identifier.doi10.1590/2175-623645497
dc.identifier.fileS2175-62362015000200503.pdf
dc.identifier.issn2175-6236
dc.identifier.lattes4107347396869362
dc.identifier.lattes4107347396869362
dc.identifier.orcid0000-0001-7505-4896
dc.identifier.scieloS2175-62362015000200503
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127284
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofEducação & Realidade
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectDichotomyen
dc.subjectRationalityen
dc.subjectExperienceen
dc.subjectSignsen
dc.subjectEducationen
dc.subjectDicotomiapt
dc.subjectRacionalidadept
dc.subjectExperiênciapt
dc.subjectSignopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleUma reflexão sobre didática na Educação Básica: o apostilamento no 4.º anopt
dc.title.alternativeA reflection about didactics in K-12 Education: teaching and learning package in the 4th gradeen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4107347396869362
unesp.author.lattes4107347396869362[2]
unesp.author.orcid0000-0001-7505-4896[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentAdministração e Supervisão Escolar - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S2175-62362015000200503.pdf
Tamanho:
220.07 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format