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Educação cidadã: o jogo da política como recurso didático-pedagógico no ensino de geografia

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Orientador

Almeida, Marina Castro de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IGCE - Geografia

Título da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho investiga como promover a cidadania ativa por meio do ensino de Geografia, como previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da aplicação do recurso didático "Jogo da Política". Justifica-se essa abordagem pelo necessidade de entendimento e desenvolvimento da cidadania, que está relacionada à proposta de uma democracia que engloba os aspectos políticos, econômicos e sociais, relacionando à prática da participação na vida coletiva e pública, isso ampliando a compreensão para abranger tanto a esfera pública e os exercícios formais e jurídicos de direitos e deveres, quanto o aspecto ético de uma vida solidária. O objetivo principal é identificar como o ensino de Geografia pode facilitar a compreensão da cidadania, promovendo uma educação mais crítica e participativa. O procedimento metodológico envolve uma revisão de literatura teórica, seguido por uma pesquisa de campo em uma escola, onde foi aplicado o "Jogo da Política". Os resultados esperados incluem um maior entendimento dos processos políticos, a valorização da participação cívica e a aplicação de conhecimentos geográficos na construção de uma sociedade mais justa. Essa análise visa, portanto, não apenas transmitir conteúdos, mas também fomentar uma cultura de responsabilidade social entre os alunos.

Resumo (inglês)

This research examines strategies for fostering active citizenship through the teaching of Geography, as outlined in the National Common Curricular Base (BNCC), using the educational resource "Politics Game". This approach highlights the pressing need to understand and promote citizenship, a concept rooted in a democratic framework that encompasses political, economic, and social dimensions. Citizenship entails active participation in public and collective life, extending beyond the formal and legal exercise of rights and duties to embrace an ethical commitment to solidarity and social responsibility. The primary objective is to analyze how Geography education can enhance students' comprehension of citizenship, fostering a more critical and participatory learning experience. The research methodology integrates a theoretical literature review with fieldwork conducted in a school setting, where the "Politics Game" was implemented. The anticipated outcomes include a more profound understanding of political processes, a heightened appreciation for civic engagement, and the practical application of geographic knowledge in building a fairer and more equitable society. Ultimately, this study aims not only to disseminate academic content but also to cultivate a culture of social responsibility and active civic participation among students.

Descrição

Palavras-chave

Cidadania, Ensino, Recurso didático-pedagógico, Geografia, Citizenship, Education, Didactic-pedagogical resource, Geography

Idioma

Português

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