Publicação: Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Buzolin, Prescila Glaucia Christianini 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Matemática - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Atualmente a sociedade vive rodeada por uma quantidade de informações tão grande que não se pode deixar de pensar o quanto a Estatística é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para se tomar decisões. Esta situação conduziu a Estatística a um lugar de relevo no currículo dos alunos, exigindo um novo olhar sobre o seu ensino. É neste contexto que este trabalho vem ressaltar a importância de estudar Estatística no Ensino Médio, verificar a frequência com que seus conteúdos aparecem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também a sua relevância para com os outros conteúdos de Matemática. Pensando nisso, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso com alunos da 3a série do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Ibitinga – SP, cujo objetivo foi verificar, a partir de algumas atividades, o quanto os alunos estão preparados para o ENEM. Esta verificação incluiu alguns estudos envolvendo uma análise de desempenho da turma, utilizando os resultados obtidos em um primeiro teste diagnóstico e em um segundo teste diagnóstico. Esses resultados também foram associados com o desempenho desses alunos na prova do ENEM, entendendo possíveis fatores que influenciam os mesmos a não terem um resultado auspicioso neste exame
Resumo (inglês)
Currently, society is surrounded by such a large amount of information that it is not impossible to think about how useful Statistics is and how this science is becoming one of the most important skills to be able to learn, as one of the most important skills to make decisions. This situation has led Statistics to a prominent place in the students' curriculum, requiring a new look at its teaching. It is in this context that this paper emphasizes the importance of studying Statistics in High School, verify the frequency with which its contents appear in the Exame Nacional do Ensino Médio (National High School Exam - ENEM) and also its relevance to the other Mathematics contents. With this in mind, this paper presents the results of a qualitative research, in which a case study was conducted with students from the 3rd
grade of high school (3ª série do Ensino Médio) in a public school in the city of Ibitinga - SP. It has been verified, through some activities, how well prepared the students are for the ENEM. This verification included some studies involving an analysis of the class, using the results obtained in a first diagnostic test and a second diagnostic test. These results were also associated with the performance of these students on the ENEM
exam, understanding possible factors that influence them not to have an auspicious result in this exam
Descrição
Palavras-chave
Ensino Médio, Estatística, ENEM, High school, Statistic
Idioma
Português