Publicação: A conexão da comunicação interna com a cultura organização: caso Outback Steakhouse Bauru
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Santos, Célia Maria Retz Godoy dos 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FAAC - Relações Públicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo analisa a relação (ou o nexo) entre a Comunicação Interna do restaurante Outback Steakhouse de Bauru e a sua cultura organizacional – em suas crenças, valores éticos e morais – no sentido de compreender a sua importância no desempenho empresarial, na motivação das equipes e na construção da identidade da organização. O objetivo desta pesquisa é demonstrar a função fundamental exercida pela comunicação na fomentação e, até mesmo, na criação de uma cultura organizacional que se alinha aos hábitos comportamentais, valores e as atividades diárias dos colaboradores – sem que se esqueça das políticas internas e externas do Outback de Bauru – desde a sua implementação no ano de 2020. Para isso, realizou-se uma investigação bibliográfica junto a estudiosos e pesquisadores da área (fontes secundárias) acerca da organização do caso estudado; utilizando a metodologia qualitativa a partir de entrevistas em profundidade com gestores do estabelecimento. Assim como esperado, os resultados apontaram algumas práticas da comunicação interna preponderantes para que haja o alinhamento de sua visão, missão e valor para o atingimento das metas na construção do DNA empresarial, a fim de se obter o melhoramento da liderança e o mantenimento de um clima saudável e harmonioso como um dos fatores essenciais para ampliar a produtividade dos colaboradores.
Resumo (inglês)
This study analyzes the relationship (or nexus) between Internal Communication at the Outback Steakhouse restaurant in Bauru and its organizational culture - in terms of its beliefs, ethical and moral values - to understand its importance for business performance, team motivation and the construction of the organization's identity. The aim of this research is to demonstrate the fundamental role played by communication in fostering and even creating an organizational culture that aligns with the behavioral habits, values, and daily activities of employees - without forgetting the internal and external policies of Outback Bauru - since its implementation in 2020. To do this, a bibliographical investigation was carried out with scholars and researchers in the field (secondary sources) about the organization of the case studied, using qualitative methodology as its scientific basis in in-depth interviews with managers of the establishment. As expected, the results pointed to some of the most important internal communication practices for aligning the organization's vision, mission, and value to achieve the goals of building the company's DNA, in order to improve leadership and maintain a healthy and harmonious climate as one of the essential factors for increasing
employee productivity.
Descrição
Palavras-chave
Comunicação Interna, Desempenho empresarial, Cultura organizacional, Liderança, Internal communication, Business performance, Organizational culture, Leadership
Idioma
Português
Como citar
HORTA, Fábia Agra. A conexão da comunicação interna com a cultura organização: caso Outback Steakhouse Bauru. Bauru. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru.