Jogo-livro “Alquimista”: um material educacional para alfabetização científica baseado no RPG
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Legendre, Alexandre de Oliveira 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa investigou o uso do Role Playing Game (RPG) como estratégia para promover o engajamento dos estudantes da educação básica na leitura de textos relacionados a ciências da natureza, com ênfase na Química e no estudo da tabela periódica. O objetivo geral foi contribuir para a alfabetização científica e o combate ao analfabetismo funcional. Especificamente, buscou-se explorar a aprendizagem da tabela periódica por meio do RPG e identificar possibilidades de engajamento do perfil leitor dos alunos com temas científicos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de formulários com questões abertas e fechadas, e do diário de bordo, sendo analisados com foco no engajamento dos estudantes ao utilizarem o RPG como ferramenta pedagógica para alfabetização científica. A intervenção utilizou um produto educacional desenvolvido no âmbito da pesquisa: um jogo-livro intitulado “Alquimista”. Os resultados evidenciaram que o uso do RPG como recurso pedagógico favoreceu o engajamento dos alunos na leitura e na busca por informações sobre a tabela periódica, contribuindo significativamente para a alfabetização científica e a superação do analfabetismo funcional.
Resumo (inglês)
This research investigated the use of Role-Playing Game (RPG) as a strategy to promote engagement among basic education students in reading texts related to natural sciences, with an emphasis on Chemistry and the study of the periodic table. The overarching goal was to contribute to scientific literacy and combat functional illiteracy. Specifically, the study aimed to explore periodic table learning through RPGs and identify opportunities to engage students’ reader profiles with scientific themes. This qualitative research involved 1st to 3rd-year high school students from a public school in the state of São Paulo, Brazil. Data were collected through open- and closed-ended questionnaires and a research log, analyzed with a focus on student engagement when using RPG as a pedagogical tool for scientific literacy. The intervention employed an educational product developed as part of the research: a game-book titled Alquimista (The Alchemist). Results demonstrated that using RPG as a pedagogical resource fostered student engagement in reading and seeking information about the periodic table, significantly contributing to scientific literacy and overcoming functional illiteracy.
Descrição
Palavras-chave
Livro-jogo, Tabela periódica, Material instrucional, Livro para-didático, Gamebook, Periodic table, Instructional material, Para-didactic book
Idioma
Português
Citação
PONCIANO, João Pedro. Jogo-livro “Alquimista”: um material educacional para alfabetização científica baseado no RPG. 2025. 124 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2025.