Logo do repositório
 

O impacto do álbum folklore na imagem pública da cantora Taylor Swift

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Andrelo, Roseane

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FAAC - Relações Públicas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho analisa como o álbum folklore da Taylor Swift impactou sua imagem pública. A cantora, que é um fenômeno de fãs, vendas e sucesso, foi considerada pessoa do ano pela revista Time em 2023, título já recebido por figuras públicas importantes como Martin Luther King, Barack Obama e o Papa Francisco, e se destacou como a primeira artista a ganhar o prêmio de Álbum do Ano no Grammy quatro vezes, um feito inédito na história da premiação mais importante do mundo da música. Como base teórica para a pesquisa, foram explorados os conceitos de celebridade e imagem pública, discutindo se o fenômeno da fama existe desde os primórdios da civilização, as teorias que explicam a força das celebridades na sociedade moderna, como se constrói a imagem pública e como a mídia atua nesse processo. Para chegar aos resultados, foi realizada a análise de seis críticas jornalísticas, publicadas em sites de notícias do Brasil e dos Estados Unidos, previamente selecionadas, e utilizando como base a metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. A análise revelou que o álbum solidificou a imagem da cantora como a de uma artista versátil e talentosa, e ajudou no afastamento de polêmicas vinculadas a sua carreira

Resumo (inglês)

This study analyzes how Taylor Swift's album Folklore impacted her public image. The singer, who is a phenomenon in terms of fans, sales, and success, was named Person of the Year by Time magazine in 2023, a title previously awarded to important public figures such as Martin Luther King, Barack Obama, and Pope Francis. She also stood out as the first artist to win the Album of the Year award at the Grammys four times, an unprecedented achievement in the history of the most important music awards. As the theoretical foundation for this research, the concepts of celebrity and public image were explored, discussing whether the phenomenon of fame has existed since the dawn of civilization, the theories that explain the power of celebrities in modern society, how public image is built, and how the media plays a role in this process. To arrive at the results, six journalistic reviews were analyzed, published on news sites from Brazil and the United States, previously selected, using Bardin's Content Analysis methodology as a basis. The analysis revealed that the album solidified the singer's image as a versatile and talented artist and helped her distance herself from controversies tied to her career.

Descrição

Palavras-chave

Celebridade, Imagem pública, Mídia, Taylor Swift, Celebrity, Public image, Media

Idioma

Português

Citação

MIGUEL, Hayandra Klein Monteiro. O impacto do álbum Folklore na imagem pública da cantora Taylor Swift. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharelado - Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Unidade
Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design
FAAC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação