Logotipo do repositório
 

Publicação:
O ensino de pediatria na atenção básica em saúde entre as fronteiras do modelo biomédico e a perspectiva da integralidade do cuidado: a visão dos médicos supervisores

dc.contributor.authorPrearo, Alice Yamashita [UNESP]
dc.contributor.authorRizzato, Agueda Beatriz Pires [UNESP]
dc.contributor.authorMartins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:36:04Z
dc.date.available2014-05-20T13:36:04Z
dc.date.issued2011-12-01
dc.description.abstractTrata-se de estudo sobre educação médica, focalizado no ensino de pediatria na atenção básica, com o objetivo de analisar a contribuição da disciplina de Pediatria Social e Comunitária no 4º ano de graduação em medicina da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista.Utilizou-se metodologia qualitativa de pesquisa, tendo como estratégia o estudo de caso. A análise foi fundamentada na abordagem sócio-histórica, subsidiada pelos estudos de Vigotski. Identificou-se o que os supervisores consideraram como aprendizados relevantes a sua contribuição no processo de mediação para que os estudantes aprendam sobre o processo de trabalho na atenção básica, o que não poderiam alcançar sozinhos. As entrevistas transcritas revelaram núcleos de significação comuns: importância da diversificação de cenários de ensino, aprendizado dos principais problemas de saúde, integralidade no atendimento da criança, com ênfase no vínculo e oportunidade do estudante aprender sobre promoção da saúde.pt
dc.description.abstractEl estudio presenta una contribución de la pediatría social y comunitaria en el 4º año los de graduación en medicina de la Facultad de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, Brasil. Se utilizó una metodología de investigación cualitativa, con una estrategia de estudio de caso. El análisis se basó en el enfoque histórico-social, apoyado por los estudios de Vigotsky. Se encontró lo que los supervisores de disciplina consideran como aprendizaje relevante a su contribución en el proceso de mediación para que los estudiantes aprendan sobre el proceso de trabajo en los cuidados básicos, lo que no podrían lograr por sí solos.Las entrevistas con los médicos revelan núcleos de significación que son comune: la importancia de los diferentes entornos de enseñanza, el aprendizaje de los principales problemas de salud, integración en el cuidado del niño, con énfasis en el vínculo y oportunidad del estudiante para aprender sobre promoción de la salud.es
dc.description.abstractThis is a study on medical education that focuses on pediatrics teaching in primary care. The aim is to analyze the contribution of the discipline of Social and Community Pediatrics in the 4th year of the Medicine undergraduate course at the Botucatu Medical School, Universidade Estadual Paulista. This qualitative research was based on a case study. The analysis was grounded on the social-historical approach, according to Vygotsky's studies. We found out what the supervisors considered to be relevant learning to their contribution to the mediation process so that students can learn about work at primary health care, something that they would not be able to reach by themselves. The interviews with the doctors revealed signification nuclei which are common to all these actors: the importance of the diversification of teaching scenarios, learning the main health problems, integral childcare with emphasis on the bond, and the student's opportunity to learn about health promotion.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Pediatria
dc.description.affiliationUnesp FMB Departamento de Pediatria
dc.description.affiliationUnesp FMB Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Pediatria
dc.description.affiliationUnespUnesp FMB Departamento de Pediatria
dc.description.affiliationUnespUnesp FMB Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria
dc.format.extent1039-1052
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832011005000020
dc.identifier.citationInterface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 15, n. 39, p. 1039-1052, 2011.
dc.identifier.doi10.1590/S1414-32832011005000020
dc.identifier.fileS1414-32832011000400007.pdf
dc.identifier.issn1414-3283
dc.identifier.scieloS1414-32832011000400007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/12413
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofInterface - Comunicação, Saúde, Educação
dc.relation.ispartofsjr0,417
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducação médicapt
dc.subjectPediatriapt
dc.subjectAtenção primária à saúdept
dc.subjectEstudos de casopt
dc.subjectEducación médicaes
dc.subjectPediatríaes
dc.subjectAtención primaria de saludes
dc.subjectEstudio de casoes
dc.subjectMedical educationen
dc.subjectPediatricsen
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectCase studiesen
dc.titleO ensino de pediatria na atenção básica em saúde entre as fronteiras do modelo biomédico e a perspectiva da integralidade do cuidado: a visão dos médicos supervisorespt
dc.title.alternativeLa enseñanza de la pediatría en atención básica en salud; los límites entre el modelo biomédico y la perspectiva de la atención integral: una visión de los supervisores médicoses
dc.title.alternativePediatrics teaching in primary heath care between the boundaries of the biomedical model and the perspective of integrality of care: the view of the supervisor doctorsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes1108177066681738[1]
unesp.author.orcid0000-0002-4356-0599[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.departmentNeurologia, Psicologia e Psiquiatria - FMBpt
unesp.departmentPediatria - FMBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1414-32832011000400007.pdf
Tamanho:
107.97 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: