Logo do repositório
 

A Aprendizagem Cooperativa (AC) como prática educativa ambiental: contribuições para a ampliação do meio ambiente

dc.contributor.advisorCavassan, Osmar [UNESP]
dc.contributor.authorRibeiro, Job Antonio Garcia [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-01-11T18:22:39Z
dc.date.available2016-01-11T18:22:39Z
dc.date.issued2015-12-11
dc.description.abstractThis paper, which adopts the academic essay, sought, based on others and own reflections, to present, question and interweave, theoretical constituents that could justify the adoption of Cooperative Learning (CL) as an environmental educational practice. For this purpose, with the use of a qualitative research of interpretivist and constructivist nature, the following sub-themes were analyzed: the man-environment relationship, the concept of environment, the process of assigning meanings, the pedagogical practice, the constituent elements of environmental competency and the cooperative learning groups. It was from these reflections and the analysis of the premise that the CL provides more complex syntheses in regard to elements and/or situations that constitute the individual environment of subjects which reached to the following thesis: using Cooperative Learning as an educational practice in Science teaching and Environmental Education contributes to an expansion of the environment to foster teaching and learning processes of conceptual, procedural and attitudinal components of the environmental competence. Such expansion is due to the increase of the number of the meaningful elements that become part of the individual subjective world and as a result of the redefinitions of existing relations.en
dc.description.abstractEste trabajo, que adopta el ensayo como género de escritura, buscó a partir de reflexiones propias y ajenas, presentar, problematizar y entretejer elementos teóricos que podrían justificar la adopción del Aprendizaje Cooperativo (AC) como práctica educativa ambiental. Para ello, y haciendo uso de una investigación cualitativa de carácter interpretativo y construccionista, examinó los siguientes subtemas: la relación hombre - medio ambiente, el concepto de medio ambiente, el proceso de asignación de significados, la práctica pedagógica, los elementos constitutivos de la competencia ambiental, y los grupos de aprendizaje cooperativo. Fue a partir de estas reflexiones y desde el análisis de la premisa de que el Aprenidzaje Cooperativo proporciona síntesis más complejas con respecto a los elementos y/o situaciones que constituyen el medio ambiente individual de los sujetos, que se ha llegado a la siguiente tesis: el uso del Aprendizaje Cooperativo como práctica educativa en la Enseñanza de las Ciencias y en la Educación Ambiental contribuye a la ampliación del medio ambiente, ya que favorece los procesos de enseñanza y aprendizaje de los componentes conceptuales, procedimentales y actitudinales de la competencia ambiental. Esta ampliación se da debido al aumento en el número de elementos significativos que vienen a formar parte del mundo subjetivo individual y en consecuencia de la resignificación de las relaciones ya existentes.es
dc.description.abstractEsse trabalho, que adota o ensaio como gênero de escrita, buscou, a partir de reflexões alheias e próprias, apresentar, problematizar e entrelaçar elementos teóricos que pudessem justificar a adoção da Aprendizagem Cooperativa (AC) como prática educativa ambiental. Para tanto, e fazendo uso de uma investigação qualitativa de caráter interpretativista e construcionista, analisou os seguintes subtemas: a relação homem – meio ambiente, o conceito de meio ambiente, o processo de atribuição de significados, a prática pedagógica, os elementos constituintes da competência ambiental, e os grupos de aprendizagem cooperativa. Foram a partir dessas reflexões e da análise da premissa de que a AC propicia sínteses mais complexas com relação aos elementos e/ou situações que compõem o meio ambiente individual dos sujeitos, que se chegou à seguinte tese: o uso da Aprendizagem Cooperativa como prática educativa no Ensino de Ciências e na Educação Ambiental contribui para a ampliação do meio ambiente por favorecer os processos de ensino e de aprendizagem dos componentes conceituais, procedimentais e atitudinais da competência ambiental. Essa ampliação ocorre em virtude do aumento do número de elementos significativos que passam a fazer parte do mundo subjetivo individual e em decorrência da ressignificação das relações já existentes.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000872267
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.lattes0677377403805171
dc.identifier.orcid0000-0003-1860-6628
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/132428
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectScience educationen
dc.subjectGroup worken
dc.subjectEducación Ambientales
dc.subjectEnseñanza de las Cienciases
dc.subjectTrabajo en grupoes
dc.subjectEducação Ambientalpt
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.subjectTrabalho em grupopt
dc.titleA Aprendizagem Cooperativa (AC) como prática educativa ambiental: contribuições para a ampliação do meio ambientept
dc.title.alternativeThe cooperative learning (CL) as an environmental educational practice: contributions to an expansion of the environmenten
dc.title.alternativeEl Aprendizaje Cooperativo (AC) como práctica educativa ambiental: contribuciones a la ampliación del medio ambientees
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0677377403805171
unesp.advisor.orcid0000-0003-1860-6628
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciênciaspt
unesp.researchAreaFundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências e Matemática.pt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ribeiro_jag_dr_bauru.pdf
Tamanho:
2.12 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: