Logo do repositório
 

Competências cientificas dos arquivistas

dc.contributor.advisorNascimento, Natália Marinho do [UNESP]
dc.contributor.authorAzevedo, Letícia de Souza de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-02-28T14:37:09Z
dc.date.available2025-02-28T14:37:09Z
dc.date.issued2024-12-11
dc.description.abstractOs arquivistas podem e devem atuar em todos os ambientes que lidam com a informação materializada em um determinado suporte. Levando em consideração o documento digital as competências devem ser cada vez mais aperfeiçoadas para que o profissional consiga lidar com as diversidades e complexidades. Para a construção das competências a formação do profissional é importante, visto que, direciona e orienta para as várias possibilidades existentes. Nesse sentido, alguns cursos de Arquivologia possuem inserção do aluno na pesquisa desde o primeiro ano de graduação, e, este direcionamento muitas vezes é questionado pelos próprios alunos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos e as propostas das disciplinas que abordam sobre metodologia científica para compreender de que modo as competências científicas resultantes destas disciplinas contribuem para a formação e atuação do profissional. A pesquisa se configura em qualitativa do tipo descritiva, exploratória e documental, visto que foi realizada uma busca das universidades do sudeste do Brasil que oferecem o curso de Arquivologia, analisando os conteúdos explanados sobre metodologia científica no Projeto Político Pedagógico (PPP). Percebe-se que todos os cursos de Arquivologia da região sudeste apresentam conteúdos em sua grade que abarcam sobre metodologia científica e que esta disciplina auxilia o profissional quando ele já está atuando no mercado de trabalho. Os resultados foram apresentados por meio das informações contidas no perfil do egresso, nas competências oferecidas e no plano de projeto pedagógico elaborado por cada instituição. A disciplina de “Metodologia da Pesquisa Científica” permite que o profissional desenvolva uma visão analítica, aprendendo a identificar problemas, formular hipóteses, testar soluções e interpretar resultados de maneira clara.pt
dc.description.abstractArchivists can and should work in all environments that deal with information materialized in a specific medium. Considering digital documents, skills must be increasingly refined so that professionals can handle the diversities and complexities. For the development of these skills, professional training is important, as it guides and directs towards the various existing possibilities. In this sense, some Archival Science courses include students in research from the first year of undergraduate studies, and this guidance is often questioned by the students themselves. In light of this, the present study aims to analyze the content and names given to the subjects that address scientific methodology to understand how the scientific skills resulting from these subjects contribute to the training and performance of professionals. The research is qualitative, descriptive, exploratory, and documentary, as it involved a search of universities in the Southeast region of Brazil offering Archival Science courses, analyzing the content presented on scientific methodology in the Political Pedagogical Project (PPP). It is observed that all Archival Science courses in the Southeast region include content on scientific methodology in their curriculum and that this subject helps the professional when they are already working in the job market. The results will be presented through the information contained in the graduate profile, the competencies offered, and the pedagogical project plan prepared by each institution. The "Scientific Research Methodology" course enables the professional to develop an analytical perspective, learning to identify problems, formulate hypotheses, test solutions, and interpret results clearly.en
dc.identifier.citationAZEVEDO, Letícia de Souza de. Competências cientificas dos arquivistas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/261552
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectCompetência cientificapt
dc.subjectArquivistapt
dc.subjectFormação profissionalpt
dc.subjectMetodologia cientificapt
dc.subjectArquivologiapt
dc.subjectScientific methodologyen
dc.subjectScientific competenceen
dc.subjectProfessional qualificationen
dc.subjectArchivisten
dc.titleCompetências cientificas dos arquivistaspt
dc.title.alternativeScientific skills of archivistsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateMarília - FFC - Arquivologiapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
azevedo_ls_tcc_mar.pdf
Tamanho:
488.94 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
azevedo_ls_autorizacao_mar.pdf
Tamanho:
116.37 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: