Marília - FFC - Faculdade de Filosofia e Ciências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254619
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ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
O que o empresariado quer com a escola pública? : reformas empresariais e as consequências para o direito à educação.(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-09) Silva, Kleiton Genesis Santana; Sabia, Cláudia Pereira de Pádua
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A reforma empresarial da educação é um movimento dos organismos multilaterais, tais como O.C.D.E. e Banco Mundial, que buscam transformar a educação em um mercado, alinhado às lógicas do capitalismo. O objetivo geral deste estudo é investigar o processo de invasão da Escola Pública pela lógica de mercado e suas possíveis consequências para o direito à educação dos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual Paulista. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada foram as pesquisas bibliográfica e documental. Para subsidiar o aprofundamento teórico, realizamos levantamento bibliográfico na base de dados do Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (OASIS). Como resultado, o estudo identificou que a Reforma do Ensino Médio no estado de São Paulo reflete a adoção de um modelo educacional que privilegia as demandas do mercado de trabalho e a lógica neoliberal, em detrimento de uma formação humana, crítica e cidadã. Ao focar na preparação técnica e na flexibilização curricular, a reforma busca adaptar a educação às necessidades de uma economia globalizada que negligencia a importância de uma educação que promova a reflexão, a autonomia e a emancipação. As reformas empresariais na educação provocam a redução da participação do Estado, com a transferência de recursos públicos para iniciativas privadas; além disso, priorizam a maximização do lucro em detrimento da qualidade social da educação, assim legitimando e intensificando desigualdades sociais, produzindo desemprego e acarretando consequências danosas para a formação humana.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Filosofia e arte como consciência de humanidade: um estudo autoetnográfico(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-11) Silva, Estevão Santos; Morais, Alessandra de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta monografia consiste em um estudo autoetnográfico, que tem como foco o impacto da Filosofia e da Arte na minha vida. Abordo como, por meio de estudos filosóficos, compreendi o real sentido da existência, assim como pela Arte passei a contemplar a existência. Trago pensadores que já refletiram sobre a Arte e Filosofia e que me inspiram. Analiso como a Filosofia pode revolucionar o mundo com suas ideias, e como a Arte pode mudar a percepção da realidade pela dança, filmes, histórias em quadrinho, pinturas e música. Reflito não só no poder mágico da Arte ou no poder das palavras e pensamentos da Filosofia, e de suas presenças no mundo, mas principalmente como Arte e Filosofia despertaram a consciência de minha humanidade.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
A formação do grupo fundamentalista Boko Haram: uma análise histórica do seu surgimento na Nigéria(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-11) Bom, Sofia Ramos De.; Passos, Rodrigo Duarte Fernandes dos
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta monografia pode ser resumida à luz da seguinte questão: conforme a ideia de imperialismo apresentada por Rosa Luxemburgo e a teoria de Desenvolvimento Desigual e Combinado de Leon Trotsky, como é possível reconstruir a história da Nigéria desde antes desta se tornar um país, a fim de identificar pontos principais e agentes que deram ensejo ao surgimento de tensões sociais que, entre outras, possibilitaram a ascensão do grupo fundamentalista Boko Haram? Tal pesquisa objetiva-se, assim, a apresentar esses pontos que podem ser entendidos a partir de três principais problemas: a islamização do norte da região que precedeu a Nigéria; a colonização da região que se desdobra em díspares desenvolvimentos entre norte e sul do país, de maneira vantajosa ao sul; e das consequências da modernização forçada do Estado nigeriano, que resulta em disputas étnico-regionais. Em relação à metodologia da pesquisa, o trabalho se valeu de uma revisão bibliográfica voltada para a formação do país, interferência externa, e os desdobramentos, a partir do método de estudo de caso. Em termos da Metodologia enquanto desdobramento do quadro teórico, o trabalho se vale de uma perspectiva mais holista, multidimensional em termos dos aspectos internos e externos, sempre em conformidade ao perfil marxista das categorias escolhidas. Neste sentido, a análise realça o conjunto das forças sociais e interesses contraditórios que permeiam a expansão imperialista, bem como os tempos desiguais da transformação histórica para o caso em tela.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Partituras musicais: um estudo de metadados(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-26) Napoli, Douglas Guilherme de; Madio, Telma Campanha de Carvalho
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho busca determinar os metadados necessários para descrever partituras musicais, no âmbito da organização e recuperação da informação em arquivos e acervos de partituras, além de contribuir para a guarda e aplicação em diferentes campos de pesquisa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, com objetivo descritivo, e pesquisa teórica a partir de levantamento bibliográfico em bases como: Base de Dados em Ciência da Informação BRAPCI, para especificar principais trabalhos acadêmicos; Google, usado para buscar as principais imagens para elaboração do histórico das partituras; livros de teoria musical para que fosse possível expressar e até mesmo compreender suas características específicas; e a pesquisa nos sites de acervos musicais, além da utilização das partituras como objeto de estudo. Evidenciou-se para a Arquivologia, o quanto um estudo musical teórico e prático pode contribuir para a melhor descrição e aplicação de metadados mais representativos em um documento Partitura. Apresentou-se um histórico de formação das partituras, seu funcionamento e uma explicação de como as Partituras e a teoria musical funcionam atualmente, destacando-se a importância que esses itens têm para a elaboração de metadados a partir de seus elementos e como podem e devem ser utilizados na descrição de um acervo. Foi realizada uma análise de grandes repositórios brasileiros disponíveis na web, envolvendo as descrições e seus metadados, e por último define-se a proposta de metadados, com base nos sites do Conservatório de Tatuí, Musica Brasilis, Biblioteca Nacional, Casa do Choro, levando-se em conta as informações contidas na própria partitura que podem trazer grande facilidade para a pesquisa dos internautas que venham a pesquisar a música a partir de informações constantes na partitura e não somente às que circundam estes documentos.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Gestão de documentos na Unesp de Marília: um estudo de caso do protocolo institucional(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Maximo, Gabriela Germana Almeida; Rodriguez, Sonia Maria Troitño
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho de conclusão de curso reflete sobre o conceito de protocolo, a partir da definição do termo e de um estudo de caso da STCOM da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” do campus Marília e analisa brevemente o impacto que a inserção do computador traz para o ambiente administrativo. Para isso, analisamos o termo protocolo e seus usos, mostrando sua importância para a gestão de documentos, as rotinas e procedimentos da STCOM e brevemente a organização administrativa da UNESP. A partir do material preservado pela Seção se tornou possível mapear a transição dos tramites manuais até o uso do SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos), e o início da produção de documentos em meio digital. Se mostra crucial compreender o gerenciamento da documentação produzida, os sistemas que regem a produção documental e o protocolo e as mudanças que ocorrem nos procedimentos e normas até chegarem ao formato atual. Para que esse objetivo seja atingido, se mostra importante analisar a estrutura administrativa da UNESP com sua organização multicampi onde cada Campus possui produção de documentação e administração próprios, estando todos vinculados à reitoria. A metodologia utilizada foi um estudo de caso exploratório qualitativo, que, somado a bibliografia sobre o tema permitiram uma reflexão sobre o protocolo, e publicizar o trabalho da STCOM. Esse projeto se embasa na importância de historicizar os avanços da arquivologia e dos métodos de acesso e arquivamento, bem como a importância de apontar essas mudanças no armazenamento de acervos, desde o papel, passando pelo hibridismo e chegando ao ambiente digital. Essa demanda se mostra presente na grade do curso de arquivologia da UNESP, que se adequa à inserção de tecnologias aliadas às práticas arquivísticas.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
As reformas educacionais neoliberais do Centro Paula Souza no governo José Serra (2007-2010): mercantilização e privatização(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-09) Tome, Bruna Juliane Queiroz; Novaes, Henrique Tahan
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho busca analisar as reformas educacionais no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) durante o governo do estado de José Serra de 2007 a 2010, a fim de compreender se a expansão dessa instituição aconteceu, de acordo com o modelo neoliberal, de modo a gerar um processo de mercantilização, o qual molda a educação de acordo com as demandas do mercado e do próprio capital, convergindo, sempre, com os interesses das classes dominantes. Nesse sentido, para alcançar os objetivos, utilizou-se do método qualitativo, através de pesquisa bibliográfica, com a abordagem dialética, baseando-se na perspectiva metodológica de Karel Kosik, na qual se busca a essência da realidade. O foco no Centro Paula Souza (CPS) ocorre, pois ele faz parte do sistema educacional paulista, um dos mais importantes do país, possuindo várias Escolas Técnicas (ETECs) e Faculdades de Tecnologia (FATECs). Nos anos 2000, o CPS passou por uma expansão, a qual foi analisada e se percebeu que as reformas alinharam-se com o perfil neoliberal do então governador, causando a mercantilização da educação, através da abertura da instituição para as parcerias público-privadas, causando, também, a privatização da educação. Sendo, esta, a solução encontrada para a falta de autonomia orçamentária enfrentada pelo CEETEPS, de forma a causar impactos negativos na qualidade da formação do sujeito estudante.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Think tanks: um instrumento ofensivo estadunidense contra a influência chinesa na América Latina(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-16) Alves, Pedro Henrique da Silva; Pires, Marcos Cordeiro
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta pesquisa explora o papel estratégico dos think tanks na geopolítica global, por metodologia de revisão bibliográfica de caracter qualitativo, destacando sua origem nos Estados Unidos e sua evolução de instituições acadêmicas neutras para organizações com agendas ideológicas. Analisa-se a influência desses centros na formulação de políticas internas e externas, sua expansão internacional, e o impacto de sua atuação na América Latina, objetivando o entendimento enquanto um instrumento de manutenção e controle estadunidense das relações da região em questão com a China. O estudo também aborda como a relação triangular entre América Latina, Estados Unidos e China redefine dinâmicas de poder, bem como os desafios de autonomia dos think tanks em meio a interesses financeiros e ideológicos.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
A perspectiva do multiculturalismo na construção de sistemas de organização do conhecimento: uma análise da produção internacional na ciência da informação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-05) Ribeiro, Daniela Antonio; Moreira, Walter
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O tema do multiculturalismo e sua relação com os sistemas de organização do conhecimento tem permeado os estudos da área da Organização do Conhecimento nos últimos quarenta anos. A diversidade cultural apresenta desafios e oportunidades significativas para a gestão e a organização da informação. Este estudo explora como os sistemas de organização do conhecimento (SOC) podem ser instrumentos desenvolvidos para refletir e respeitar a diversidade cultural, garantindo uma representação equitativa e inclusiva de diferentes perspectivas e saberes. A pesquisa é de caráter qualiquantitativa, bibliográfica e exploratória. Os objetivos visam descrever a cobertura do assunto “multiculturalismo” na literatura de língua inglesa da ciência da informação, com foco nas suas relações com a organização do conhecimento; identificar e sistematizar as diretrizes ou metodologias utilizadas para a construção de sistemas de organização do conhecimento flexíveis e abertos ao multiculturalismo e sistematizar um conjunto de perspectivas para novos estudos envolvendo as relações entre multiculturalismo e sistemas de organização do conhecimento. Como procedimento metodológico, elaborou-se estratégia de busca que foi aplicada em três bases de dados, com recorte temporal entre 2014 e 2023. Foram consideradas publicações com texto disponível integralmente. Selecionou-se quinze trabalhos para compor o corpus de análise. Empregou-se a análise de citação aos dados quantitativos. Os dados qualitativos foram examinandos por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados mais significativos incluem a valorização e integração do conhecimento indígena na OC, estudos de caso do desenvolvimento de SOC com base na comunidade de uso e estudos sobre a representação de práticas culturais indígenas. Enquanto temática amplamente discutida e fundamentada pela literatura da área, a adoção de políticas e práticas alinhadas ao multiculturalismo têm o potencial de proporcionar a disseminação justa e igualitária da informação, por meio de SOC culturalmente representativos, inclusivos e que atuem como ferramentas de empoderamento e emancipação dos grupos historicamente marginalizados.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
O mercado chinês de quotas de emissão de carbono: uma análise sob uma perspectiva sustentável(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-11) Stuchi, Mariana; Passos, Rodrigo Duarte Fernandes dos
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho objetiva fazer uma análise crítica da literatura recente, publicada entre 2021 e 2022, de língua inglesa, por autores chineses sobre o mercado nacional de carbono da China em termos da consecução de um desenvolvimento sustentável global. O arcabouço crítico para tal avaliação é a categoria de desenvolvimento desigual e combinado de Leon Trotsky (1977), visto de uma perspectiva que engloba a questão ambiental e o desenvolvimento sustentável. O debate principal a ser estabelecido neste estudo é se, quanto e como, o mercado de quotas de emissão de carbono na China contribui na direção de um desenvolvimento mais sustentável, portanto, partindo da visão de autores da própria China, porém buscando sempre, dentro deste recorte, uma variedade de entendimentos, busca entender se a avaliação positiva de tal mercado feita na literatura analisada, na qual predomina a abordagem de modelos econométricos, se coaduna com a perspectiva do desenvolvimento sustentável em nível local e global, além do questionamento de para quem se destina tal desenvolvimento.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
O lugar da paleografia no processo de formação de arquivistas brasileiros(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Beneducci, Sandra Ferreira; Rodriguez, Sônia Maria Troitino
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente pesquisa trata do papel do ensino da Paleografia na formação dos arquivistas. Para isso, toma por universo de pesquisa os dezessete cursos de graduação de Arquivologia existentes no Brasil. Como metodologia, optou-se pela pesquisa exploratória e documental com o objetivo de produzir um diagnóstico a fim de verificar se nos planos de ensino das grades curriculares do bacharelado em Arquivologia está inserida a Disciplina Paleografia ou se está sedimentada em outras disciplinas. A proposta busca evidenciar como os cursos de graduação de Arquivologia estão preparando esses profissionais com as ferramentas necessárias da Paleografia e analisar a importância desse saber para a formação profissional dos arquivistas.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
A inserção de videogames em bibliotecas escolares: explorando os impactos na educação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Alcantara, Sarah Angeline de; Ferneda, Edberto
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho investiga a implementação de videogames educacionais em bibliotecas escolares, com ênfase no potencial desses recursos para contribuir com o ensino e o fortalecimento do papel da biblioteca no ambiente escolar. A pesquisa explora o papel do bibliotecário como mediador e orientador no uso dos videogames e destaca os benefícios da prática, como a dinamização do ensino, o engajamento dos alunos e o apoio à missão pedagógica da biblioteca. Conclui-se que, além de proporcionarem entretenimento, os videogames educacionais promovem o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico e resolução de problemas, fortalecendo o aprendizado dos estudantes.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Regime internacional de meio ambiente e sustentabilidade e políticas públicas ambientais no Brasil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-11) Souza, Maria Eduarda de Azevedo de; Oliveira, Marcelo Fernandes de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O objetivo do artigo é demonstrar a relação entre a emergência histórica do Regime Internacional do Meio Ambiente e Sustentabilidade (RIMAS) e a construção de um edifício jurídico indutor de políticas públicas ambientais, com foco no desenvolvimento sustentável brasileiro. A indagação que buscamos responder é: como o regime internacional de meio ambiente e sustentabilidade (RIMAS) induziu mudanças legislativas no Brasil ao longo da história contribuindo à construção de políticas públicas ambientais pró-desenvolvimento sustentável? A hipótese que defendemos é que conforme o RIMAS foi sendo discutido e construído pela sociedade internacional, o Estado brasileiro buscou incorporar seus conjuntos de princípios, normas, regras e procedimentos de tomada de decisão implícitos ou explícitos na legislação nacional. Esta passou a orientar a elaboração e a execução de políticas públicas ambientais no país em favor do desenvolvimento sustentável, alinhada ao RIMAS. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico, analisando a literatura existente sobre governança ambiental e relações internacionais, a partir do conceito de regime internacional. Em seguida, demonstramos a evolução da legislação ambiental que induziram as políticas ambientais brasileiras, conforme a evolução das discussões nas Conferências das Partes, os Acordos gerados e o conceito de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Refugiados no Brasil: o papel da educação infantil no processo de humanização e solidariedade a crianças refugiadas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-10) Siqueira, Mayara Cristina Goulart; Almeida, Rafael Salatini de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O tema que trata sobre os refugiados é bastante delicado e ocorre nas mais diversas regiões do mundo, como por exemplo, no Oriente Médio, Europa, África, Caribe, América Latina, Ásia, entre outras. O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar uma proposta de pesquisa que aborda os limites e possibilidades vivenciados por refugiados no Brasil. Os refugiados, de modo geral, são considerados migrantes internacionais forçados, que atravessam as fronteiras nacionais de seus países de origem em busca de proteção e garantia de direitos humanos. As crianças, ainda que invisibilizadas, muito comumente se deslocam de um país para outro junto com suas famílias e, em algumas situações elas migram sozinhas. Apesar disso, elas pouco comparecem nas discussões e pesquisas sobre imigração, sobretudo no Brasil.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Análise do uso de mercenários no Iraque — 2003 – 2009(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-18) Soares, Lucas de Britto; Cunha, Paulo Ribeiro Rodrigues da
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho tem como principal tema a questão do uso de mercenários no Iraque entre 2003 e 2009, tendo como principal técnica a análise documental e histórica sobre o assunto e como método de pesquisa a revisão bibliográfica qualitativa, sobre o uso de companhias militares privadas (PMCs) no Iraque entre 2003 e 2009, destacando suas origens históricas, os fatores que impulsionaram sua ascensão e seus impactos sobre as sociedades norte-americana e iraquiana. O objetivo é demonstrar que a consolidação das PMCs (security contractors) como um fenômeno contemporâneo, moldado pela globalização, neoliberalismo e mudanças nas dinâmicas de segurança nacional; trouxe vários problemas tais como a dependência desses contractors, violações dos direitos humanos, impunidade pela dificuldade de responsabilização dos contratados, além do comprometimento da supervisão e transparência, essenciais para a consolidação dos ideais democráticos. Conclui-se que, embora as PMCs representem um modelo inovador no mercado de segurança, seu uso em zonas de conflito armado apresenta limites claros. Funções críticas, como interrogatórios e uso da força, são inadequadas para delegação a atores privados, cuja motivação primária é o lucro. Este trabalho contribui para o debate ao enfatizar os riscos e desafios associados às PMCs, reforçando a necessidade de regulamentação mais rigorosa e práticas que priorizem a ética e os direitos humanos em cenários de guerra.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Preservação digital, ciência aberta e periódicos científicos: uma reflexão em torno da democratização da ciência(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Luviano, Yasmim dos Santos; Ferneda, Edberto
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este estudo investiga a interseção entre preservação digital, ciência aberta e periódicos científicos digitais, visando levantar uma reflexão em torno de como a preservação digital e a ciência aberta discutem a da democratização da ciência. O problema central não se resume à falta de acesso, como frequentemente se argumenta no debate sobre a democratização da ciência e da informação. O acesso, por si só, é apenas um sintoma de um problema maior: as relações de poder que governam a produção, o controle e a disseminação do conhecimento. Refletir essas práticas de modo crítico, levando em consideração o contexto sociopolítico que estão inseridas é essencial para traçar e identificar os interesses por trás das pautas da ciência aberta e a seleção na preservação digital. O objetivo principal do estudo é relacionar preservação digital, ciência aberta e periódicos digitais, propondo-se principalmente compreender as consequências da preservação digital no movimento de acesso aberto. A pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa, envolvendo um levantamento bibliográfico para identificar os objetivos por trás das práticas de seleção e levantar uma discussão com pluralidade epistêmica. As seções deste trabalho abordam três temas centrais: periódicos científicos, preservação digital e ciência aberta. O resultado é responder as indagações “Para quem estamos preservando, afinal?” E “Para quem a ciência realmente está aberta?”. Em conclusão, a preservação digital e a ciência aberta, se não forem acompanhadas de uma reflexão crítica e ética sobre suas implicações sociais e políticas, podem acabar reforçando as mesmas estruturas de poder que buscam transformar.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Bibliotecas públicas como centros multiculturais de disseminação: um estudo documental da região administrativa de São José do Rio Preto - SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-06) Gionbelli, Gabriela Folador; Silva, Elaine da
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A biblioteca pública é um espaço social, cultural e político que atua como agente transformador da comunidade em que está inserida, principalmente em uma sociedade multicultural como a atual. Nesse contexto, o tema busca analisar as atividades culturais e os serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas do interior paulista, tendo em vista o fomento e disseminação das diversas culturas no país. Assim, o objetivo geral é analisar as práticas de disseminação cultural em bibliotecas públicas. Para isso, os objetivos específicos são: a) identificar os serviços e ações ofertados; b) apontar as ações culturais realizadas; e c) verificar como elas incentivam o conhecimento sobre outras culturas. A metodologia baseia-se em pesquisa documental e consiste na análise dos dados dos relatórios das bibliotecas públicas municipais, gerados pela plataforma Bibliotecas Paulistas, da região administrativa de São José de Rio Preto, no Estado de São Paulo. Os dados analisados mostram que muitas bibliotecas carecem de orçamento próprio, profissionais qualificados e planejamento estratégico. Além disso, muitas não realizam ações culturais, evidenciando falhas no cumprimento de seu papel como agentes culturais. Dos resultados obtidos, percebe-se que apesar do esforço de algumas bibliotecas em oferecer serviços culturais e de promoção da diversidade, ainda existem desafios significativos que limitam o cumprimento pleno de suas funções como espaços multiculturais.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso O conto da IA: governança global, inteligência artificial e seus desdobramentos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-09) Costa, Daniel Strunk; Oliveira, Marcelo Fernandes de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho tem por objetivo discutir e demonstrar as vulnerabilidades políticas das ferramentas de aprendizado automatizado (machine learning) desenvolvido pelas grandes empresas do capitalismo estadunidense (Big Techs). A metodologia utilizada para esta pesquisa foi uma revisão bibliográfica das obras disponíveis para desenvolver os questionamentos e apresentação de argumentos, com base na obra de Max Fisher “A Máquina do Caos” e na história das Big Techs e seu surgimento, apresentando cada uma de suas inovações mercadológicas de maneira cronológica, associando-as ao papel de ferramentas de influência como pertencentes à estrutura da “nova mídia”, de maneira a demonstrar que a má conduta do uso dessas ferramentas foi e é prejudicial para a sociedade como um todo, ao ilustrar conflitos civis gerados a partir delas e da desinformação que se espalha por elas. Desta forma, é possível visualizar os possíveis desdobramentos de se permitir que elas continuem atuando por conta própria, sem a interferência humana.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Influência da Arábia Saudita e do Irã na Guerra do Iêmen de 2015 a 2024(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-13) Rodrigues, Ana Eliza Tsunashima; Aguilar, Sérgio Luiz Cruz
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Desde 2015, o Iêmen enfrenta um conflito armado civil entre o grupo xiita Houthi e forças aliadas ao governo reconhecido internacionalmente, predominantemente sunita. Quase 20 milhões de iemenitas necessitam de ajuda humanitária, evidenciando a gravidade de uma das maiores crises do mundo. O trabalho analisa o conflito no Iêmen sob a perspectiva da teoria realista das Relações Internacionais, destacando as ações dos agentes regionais, Arábia Saudita e Irã, responsáveis pelo prolongamento da guerra entre 2015 e 2024. O estudo explora como a rivalidade entre os dois países, baseada em disputas geopolíticas, sectárias e religiosas, ampliou a crise humanitária e transformou o Iêmen em um campo de batalha estratégico. A Arábia Saudita interveio diretamente para conter a influência iraniana e restaurar o governo legítimo, enquanto o Irã utilizou estratégias indiretas, apoiando os Houthis para expandir sua influência. Ambas as intervenções intensificaram a violência e consolidaram o Iêmen como palco da luta pela hegemonia no Oriente Médio. Conclui-se que, sob os princípios do realismo político, as ações de Riad e Teerã refletem a busca por poder e segurança, demonstrando o impacto das rivalidades regionais na perpetuação de crises internas.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
A influência latina na indústria cultural e na sociedade estadunidense(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Moraes, Beatriz Zanin de; Pires, Marcos Cordeiro
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A cultura latina tem desempenhado um papel fundamental na transformação da identidade americana contemporânea. Esta monografia investiga como a imigração latino-americana e as expressões culturais dessa população desafiam estereótipos, promovem a diversidade e reconfiguram o soft power dos Estados Unidos. A metodologia desta pesquisa combinou abordagens qualitativa e quantitativa para investigar a influência da imigração latino-americana e da cultura latina nos Estados Unidos, especialmente no cinema e na música. Realizou-se uma revisão bibliográfica extensiva e uma análise de dados estatísticos de fontes como McKinsey & Company e Statista, que fornecem contexto sobre o impacto econômico da presença latina. O estudo incluiu também a análise de estudos de caso, como os filmes "Cidade de Deus" e "Encanto", e a transformação das representações culturais dos latinos nas mídias. A pesquisa foi complementada com uma análise comparativa entre o cinema latino e hollywoodiano, além do crescimento da música latina. Os dados primários foram obtidos de bancos de dados acadêmicos e publicações especializadas. Nessa perspectiva, a demarcação temporal da pesquisa abrangeu o período desde a segunda metade do século XX até os dias atuais, com foco nas últimas duas décadas, quando as produções culturais latinas e o crescimento das comunidades latinas nos Estados Unidos começaram a redefinir a narrativa cultural do país. O trabalho explora o impacto dos latinos em áreas como música, cinema e artes visuais, destacando suas contribuições para a sociedade americana. As narrativas históricas revelam como estereótipos foram moldados e perpetuados, enquanto produções culturais recentes têm questionado essas representações simplistas. O protagonismo do cinema e da música latinos, exemplificado nos estudos de caso, evidencia um movimento de resistência e afirmação identitária. Paralelamente, o poder de consumo da população latina e sua relevância econômica demonstram sua influência além do campo cultural. Os resultados apontam para uma transformação significativa na percepção e no impacto da cultura latina. Apesar dos desafios, como a persistência de estereótipos, o crescente reconhecimento de suas contribuições redefine a narrativa americana, tornando-a mais inclusiva e plural. A conclusão reafirma que a cultura latina é mais do que um fenômeno demográfico: trata-se de uma força transformadora que desafia narrativas tradicionais e promove a pluralidade cultural nos Estados Unidos, exigindo uma reconfiguração das estratégias e da representatividade midiática de modo a incluir mais a cultura latina. Assim, a monografia contribui para a compreensão do papel vital dos latinos na sociedade americana e da necessidade de valorizar suas vozes no cenário global.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Clausewitz e as novas guerras: um confronto de formulações entre Mary Kaldor e Youri Cormier(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-10) Silva, Lívia Mateus; Passos, Rodrigo Duarte Fernandes dos
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esse trabalho tem como objetivo analisar de forma crítica os argumentos de Mary Kaldor sobre a suposta obsolescência do referencial teórico de Carl von Clausewitz. Para isso, serão apresentados os principais pontos criticados por Kaldor, que enfatiza aspectos como a inadequação das teorias clássicas de guerra frente aos conflitos contemporâneos, em conjunto com sua teoria das “novas guerras”, bem como serve como método de confronto conceitual. Em seguida, utiliza-se a crítica de Youri Cormier ao autor prussiano como contraponto à tese de Kaldor. Dessa maneira, argumenta-se que a análise de Kaldor apresenta superficialidades e uma interpretação equivocada do legado teórico de Clausewitz, apontando a necessidade de um exame mais profundo e fundamentado em relação ao autor prussiano, a fim de evitar pressupostos previamente abordados por ele. Por fim, recorre-se a uma análise bibliográfica das obras dos autores referenciados, revisando conceitos fundamentais, oferecendo subsídios teóricos para a sustentação dos argumentos desenvolvidos, além da observação crítica sobre seus apontamentos.