Logotipo do repositório
 

Publicação:
Percepção de estudantes de ensino médio sobre bacias hidrográficas e sua relação com o ambiente local

dc.contributor.advisorDornfeld, Carolina Buso [UNESP]pt
dc.contributor.authorAmaral, Jonatas Marcelo Costa [UNESP]pt
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2024-12-20T13:02:32Z
dc.date.available2024-12-20T13:02:32Z
dc.date.issued0024-12-11
dc.description.abstractÉ de conhecimento geral que a água é um dos elementos imprescindíveis para a vida na Terra, sendo importante para a sobrevivência das espécies e manutenção da biodiversidade. No Brasil, a gestão das águas é regulamentada pela Lei nº 9.433/1997, conhecida como Lei das Águas, que estabelece diretrizes para a normatização e tomadas de decisões relacionadas às bacias hidrográficas. O estado de São Paulo está dividido em 22 unidades hidrográficas e a do estudo em questão, a Bacia Hidrográfica do rio São José dos Dourados ou UGRHI-18, situada no noroeste do estado, abrange 25 municípios como sede dentro da bacia. Este trabalho investigou o conhecimento e a percepção de estudantes de Ensino Médio nos municípios de Suzanápolis e Monte Aprazível a respeito de bacias hidrográficas e a relação com o ambiente local. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário contendo questões abertas e fechadas, abordando temas como às águas subterrâneas e superficiais, manejo de resíduos sólidos, uso e ocupação do solo e biodiversidade. Nas questões abertas e fechadas, os dados foram analisados de acordo com a estatística descritiva por meio de porcentagem e a Análise de Conteúdo de Bardin, respectivamente. Os resultados mostraram diferenças nos conhecimentos e percepções dos estudantes das escolas de Suzanápolis e Monte Aprazível, entretanto, em ambas, a maioria apresentou dificuldades em questões que exigiam conhecimentos técnicos ou específicos. Por outro lado, questões relacionadas ao cotidiano foram respondidas de maneira mais consistente, demonstrando maior familiaridade. Essas diferenças sugerem que o contexto local e o acesso às informações influenciam diretamente nas percepções dos estudantes. Os dados levantados ajudaram a traçar um panorama dos estudantes com a temática das bacias hidrográficas e a sua relação com o ambiente local, apontando para a necessidade de promover maior conscientização em relação aos recursos hídricos na região.pt
dc.description.abstractIt is common knowledge that water is one of the essential elements for life on Earth, being important for the survival of species and maintenance of biodiversity. In Brazil, water management is regulated by Law No. 9,433/1997, known as the Water Law, which establishes guidelines for standardization and decision-making related to river basins. The state of São Paulo is divided into 22 hydrographic units and the one in question, the São José dos Dourados River Basin or UGRHI-18, located in the northwest of the state, covers 25 municipalities as headquarters within the basin. This study investigated the knowledge and perception of high school students in the municipalities of Suzanápolis and Monte Aprazível regarding river basins and their relationship with the local environment. The research was conducted through the application of a questionnaire containing open and closed questions, addressing topics such as groundwater and surface water, solid waste management, land use and occupation, and biodiversity. In the open and closed questions, the data were analyzed according to descriptive statistics using percentages and Bardin's Content Analysis, respectively. The results showed differences in the knowledge and perceptions of students from the schools in Suzanápolis and Monte Aprazível. However, in both, the majority had difficulty with questions that required technical or specific knowledge. On the other hand, questions related to daily life were answered more consistently, demonstrating greater familiarity. These differences suggest that the local context and access to information directly influence students' perceptions. The data collected helped to outline an overview of students' understanding of the theme of watersheds and their relationship with the local environment, highlighting the need to promote greater awareness of water resources in the region.en
dc.identifier.citationAMARAL, Jonatas Marcelo Costa. Percepção de estudantes de ensino médio sobre bacias hidrográficas e sua relação com o ambiente local. Orientadora: Carolina Buso Dornfeld. 2024 73 f.: il. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências biológicas) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira, 2024pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/259340pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.subjectBiodiversidadept
dc.subjectGestão hídricapt
dc.subjectSaneamento básicopt
dc.subjectUso e ocupação do solopt
dc.subjectRecursos naturaispt
dc.subjectBiodiversityen
dc.subjectWater managementen
dc.subjectBasic sanitationen
dc.subjectLand use and occupationen
dc.subjectNatural resourcesen
dc.titlePercepção de estudantes de ensino médio sobre bacias hidrográficas e sua relação com o ambiente localpt
dc.title.alternativePerception of high school students about watersheds and their relationship with the local environmenten
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateIlha Solteira - FEIS - Ciências Biológicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
amaral_jmc_tcc_ilha.pdf
Tamanho:
1.64 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
amaral_jmc_autorizacao.pdf
Tamanho:
165.46 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: