Logotipo do repositório
 

Publicação:
Diversidade sexual e ensino de ciências: buscando sentidos

dc.contributor.authorCoelho, Leandro Jorge
dc.contributor.authorCampos, Luciana Maria Lunardi
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Física
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:53Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:53Z
dc.date.issued2015-12-01
dc.description.abstractAbstractThe aim of this study was to analyze the understandings attributed by science teachers and students to sexual diversity. Questionnaires, interviews, text production, document analysis and focus group technique were used for data collection. In general, students have understandings that recognize Lesbian, Gay, Bisexual and Transgender (LGBT) as strange, yet believe they have the duty to respect everyone's choices. They regarded transvestites with disapproval, while homosexuality and bisexuality seemed more accepted. Teachers seem not to discuss these subjects in class, even though Science teaching is a privileged situation in which to consider the significance of gender and sexual diversity. It is necessary to invest in discussions about these issues in initial and continued teaching courses, seeking the construction of new understandings and practices that problematize prejudice about gender and sexual diversity.en
dc.description.abstractResumoO objetivo desse estudo foi analisar os sentidos atribuídos por professores de Ciências e alunos à diversidade sexual. Foram utilizados: questionário, entrevista, produção de textos, análise documental e a técnica de grupo focal para a coleta de dados. De modo geral, os alunos possuem sentidos que reconhecem Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) como estranhos, mesmo assim, acreditam que têm o dever de respeitar as escolhas de cada um. As travestis foram declaradamente apresentadas com repúdio por eles, sendo a homossexualidade e bissexualidade aparentemente mais aceitas. Os professores parecem manter aulas que não abordam estas questões, mesmo o Ensino de Ciências, sendo um momento privilegiado para problematizações sobre diversidade sexual e gênero. É necessário investir em discussões sobre esses temas na formação inicial e continuada de professores, buscando a construção de novos sentidos e práticas que se preocupem com o desvelamento de significados preconceituosos sobre gênero e diversidade sexual.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências
dc.description.affiliationUniversidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Física
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências
dc.format.extent893-910
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150040007
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 21, n. 4, p. 893-910, 2015.
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320150040007
dc.identifier.fileS1516-73132015000400007.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.lattes2431034310174335
dc.identifier.scieloS1516-73132015000400007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157776
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectSexual diversityen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectSense and significanceen
dc.subjectSexual educationen
dc.subjectDiversidade sexualpt
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectSentido e significadopt
dc.subjectEducação sexualpt
dc.titleDiversidade sexual e ensino de ciências: buscando sentidospt
dc.title.alternativeSexual diversity and science teaching: seeking sensesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2431034310174335
unesp.author.orcid0000-0003-3258-0444

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132015000400007.pdf
Tamanho:
320.84 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções