Publicação: Hábitos de consumo e acesso à conteúdos visuais nas mídias sociais: apontamentos de um grupo focal com públicos com deficiência
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Data
Autores
Orientador
Maciel, Suely 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FAAC - Relações Públicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
As mídias sociais digitais são consideradas um importante espaço de participação pública e de acesso à informação. Esse espaço tem como principal formato de conteúdo o audiovisual, o que pode constituir barreiras para o acesso daqueles com deficiência visual. Este trabalho tem como objetivo compreender os hábitos de consumo nas mídias sociais digitais por parte de públicos com deficiência e refletir sobre a relevância da acessibilidade para a formação de públicos como parte do papel social das Relações Públicas. Por meio da realização de grupos focais e entrevista, discute-se a experiência desses públicos no processo de acesso, interação e engajamento nas mídias sociais. Também toma-se como fundamental a participação da pessoa com deficiência é tomada como fundamental. Os resultados apontam para uma área ainda a se desenvolver, principalmente em políticas internas das organizações para com seus públicos.
Resumo (inglês)
Digital social media is considered an important space for public participation and access to information. The main content format in this space is audiovisual, which can be a barrier to access for those with visual disabilities. The aim of this study is to understand the consumption habits of people with disabilities on digital social media and to reflect on the relevance of accessibility for public education as part of the social role of Public Relations. Through focus groups and interviews, the experience of these audiences in the process of access, interaction and engagement in social media is discussed. The participation of people with disabilities is also seen as fundamental. The results point to an area that has yet to be developed, especially in terms of organizations' internal policies towards their audiences.
Descrição
Palavras-chave
Acessibilidade, Mídias sociais digitais, Deficiência Visual, Participação digital, Relações Públicas, Accessibility, Digital social media, Visual disability, Digital participation, Public Relations
Idioma
Português
Como citar
SOUZA, Amanda Menezes Farias de. Hábitos de consumo e acesso à conteúdos visuais nas mídias sociais: apontamentos de um grupo focal com públicos com deficiência. Orientadora: Suely Maciel. 2024. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.