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Publicação:
Hábitos de consumo e acesso à conteúdos visuais nas mídias sociais: apontamentos de um grupo focal com públicos com deficiência

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Orientador

Maciel, Suely

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FAAC - Relações Públicas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

As mídias sociais digitais são consideradas um importante espaço de participação pública e de acesso à informação. Esse espaço tem como principal formato de conteúdo o audiovisual, o que pode constituir barreiras para o acesso daqueles com deficiência visual. Este trabalho tem como objetivo compreender os hábitos de consumo nas mídias sociais digitais por parte de públicos com deficiência e refletir sobre a relevância da acessibilidade para a formação de públicos como parte do papel social das Relações Públicas. Por meio da realização de grupos focais e entrevista, discute-se a experiência desses públicos no processo de acesso, interação e engajamento nas mídias sociais. Também toma-se como fundamental a participação da pessoa com deficiência é tomada como fundamental. Os resultados apontam para uma área ainda a se desenvolver, principalmente em políticas internas das organizações para com seus públicos.

Resumo (inglês)

Digital social media is considered an important space for public participation and access to information. The main content format in this space is audiovisual, which can be a barrier to access for those with visual disabilities. The aim of this study is to understand the consumption habits of people with disabilities on digital social media and to reflect on the relevance of accessibility for public education as part of the social role of Public Relations. Through focus groups and interviews, the experience of these audiences in the process of access, interaction and engagement in social media is discussed. The participation of people with disabilities is also seen as fundamental. The results point to an area that has yet to be developed, especially in terms of organizations' internal policies towards their audiences.

Descrição

Palavras-chave

Acessibilidade, Mídias sociais digitais, Deficiência Visual, Participação digital, Relações Públicas, Accessibility, Digital social media, Visual disability, Digital participation, Public Relations

Idioma

Português

Como citar

SOUZA, Amanda Menezes Farias de. Hábitos de consumo e acesso à conteúdos visuais nas mídias sociais: apontamentos de um grupo focal com públicos com deficiência. Orientadora: Suely Maciel. 2024. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

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