Logotipo do repositório
 

Publicação:
Cidade educadora: por que tornar-se uma?

dc.contributor.advisorKlein, Ana Maria [UNESP]
dc.contributor.authorMunhoz, Isabela Marin
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-02-07T19:17:09Z
dc.date.available2022-02-07T19:17:09Z
dc.date.issued2021-11-16
dc.description.abstractThe concept of the educating city emerged in the 1990s in Barcelona, Spain, where the first International Congress of Educating Cities was held, resulting in the Charter of Educating Cities. This charter refers to the city's intentionality and responsibility towards the education, promotion, and development of all its inhabitants, starting with children and young people, awakening a sense of responsibility and community by prioritizing the capacity for dialogue, confrontation, and solidarity. The central idea is that it is not only the school that educates, the city can intentionally educate in an informal way. The present research aims to conceptualize the educating city, its principles and possible impasses; to identify experiences of cities that are educating, and to point out ways for cities to become educating. The research is of an applied nature, the approach to the problem is qualitative and the technical procedure adopted is bibliographical research.en
dc.description.abstractO conceito de Cidade Educadora surge na década de 1990, em Barcelona, na Espanha, onde foi realizado o primeiro Congresso Internacional das Cidades Educadoras e do qual resultou a Carta das Cidades Educadoras. Esta carta refere-se à intencionalidade e à responsabilidade da cidade com a formação, promoção e desenvolvimento de todos os seus habitantes, a começar pelas crianças e pelos jovens, despertando sentido de responsabilidade e de comunidade priorizando-se a capacidade de diálogo, de confrontação e de solidariedade. A ideia central é de que não é apenas a escola que educa, a cidade pode educar intencionalmente de maneira informal. A presente pesquisa visa conceituar Cidade Educadora, seus princípios e possíveis impasses; levantar experiências de cidades que são educadoras e apontar caminhos para as cidades tornarem-se educadoras. A pesquisa é de natureza aplicada, a abordagem do problema é qualitativa e o procedimento técnico adotado é pesquisa bibliográfica.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/216377
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducating cityen
dc.subjectCidade educadorapt
dc.titleCidade educadora: por que tornar-se uma?pt
dc.title.alternativeEducating city: why become oneen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.undergraduatePedagogia - IBILCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
munhoz_im_tcc_sjrp.pdf
Tamanho:
1.01 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
munhoz_im_autorizacao_sjrp.pdf
Tamanho:
131.25 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: