Tensionamentos acerca do Autoconhecimento a partir (e além) da BNCC
Carregando...
Arquivos
Fontes externas
Fontes externas
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Arquivos
Fontes externas
Fontes externas
Resumo
Este artigo traz reflexões sobre o autoconhecimento na Educação Física Escolar. Para tanto, propõe tensionar seu enquadramento na BNCC, em que é compreendido como competência socioemocional ligada à construção das identidades dos alunos escolares. Deste ponto, aproxima o autoconhecimento à Educação Física e à proposta do Projeto de Vida, depois traça discussões tecidas em aliança com a filosofia oriental, a estilística da existência e a filosofia da diferença. E, por fim, problematiza o autoconhecimento na Educação Física Escolar, buscando evidenciar o protagonismo do movimento corporal na viabilização das inflexões conceituais aqui desencadeadas.
Descrição
Palavras-chave
Autoconhecimento, Competências Gerais (BNCC), Educação Física Escolar, Estética da Existência, Filosofia da Diferença
Idioma
Português
Citação
Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 49, p. -, 2024.




