Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Tensionamentos acerca do Autoconhecimento a partir (e além) da BNCC

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre o autoconhecimento na Educação Física Escolar. Para tanto, propõe tensionar seu enquadramento na BNCC, em que é compreendido como competência socioemocional ligada à construção das identidades dos alunos escolares. Deste ponto, aproxima o autoconhecimento à Educação Física e à proposta do Projeto de Vida, depois traça discussões tecidas em aliança com a filosofia oriental, a estilística da existência e a filosofia da diferença. E, por fim, problematiza o autoconhecimento na Educação Física Escolar, buscando evidenciar o protagonismo do movimento corporal na viabilização das inflexões conceituais aqui desencadeadas.

Descrição

Palavras-chave

Autoconhecimento, Competências Gerais (BNCC), Educação Física Escolar, Estética da Existência, Filosofia da Diferença

Idioma

Português

Citação

Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 49, p. -, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Coleções

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Outras formas de acesso