Logotipo do repositório
 

Publicação:
Um estudo de caso sobre a organização escolar e as relações interpessoais dentro do âmbito educacional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Salles, Leila Maria Ferreira

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Violence and school organization are always current issues. And to investigate these two issues, the present study was carried within a public school in the city for being considered a model of educative institution. The analysis focused on finding out why some institutions are considered good and others not and also to explain how these good relations within the school studied. Therefore, we first observed the school in its stages: entry and exit of students, breaks and classroom activities. Then consult the official documents, such as the Management Plan, Rules, Standards, among others. And finally we interviewed staff, targeting participants in the educational process (principal, teacher, staff, students). Facing this data we verified that a good relationship is needed on the beliefs and the search for a favorable environment is the aim for everyone, especially regarding to teaching-learning processes of a student, that is: teamwork. And as every institution has its flaws, we nee greater participation, especially of what we call school community (parents and relatives).

Resumo (português)

Violência assim como organização escolar são assuntos sempre atuais. E para investigar estes dois temas, o presente estudo foi realizado dentro de uma escola estadual do município por ser considerada um modelo de instituição educativa. A análise concentrou-se em descobrir por que algumas instituições são consideradas boas e outras não e como explicar essas “boas relações” dentro da escola pesquisada. Para tanto, primeiramente a escola foi observada em seus vários momentos: entrada e saída de alunos, intervalo e sala de aula. Depois, consultas a documentos oficiais como: Plano de Gestão, Regimento, Normas, entre outros. E, finalmente as entrevistas, dirigidas aos participantes do processo educativo (diretor, professor, funcionário, alunos). Frente a estes dados ficou constatado que para um bom relacionamento é preciso respeito à opinião e a busca por um meio que seja favorável a todos, principalmente no que se refere ao ensino aprendizagem do aluno, ou seja, trabalho em equipe. E como toda instituição tem suas falhas, é preciso maior participação, principalmente da comunidade escolar (pais e familiares).

Descrição

Palavras-chave

Disciplina escolar, Violencia escolar, Sistemas de ensino, Aprendizagem, Ensino-aprendizagem, Trabalho em equipe, Teaching-learning processes

Idioma

Português

Como citar

OLIVEIRA, Rianny Cristina de. Um estudo de caso sobre a organização escolar e as relações interpessoais dentro do âmbito educacional. 2010. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação