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Aspectos da organização dos 1º Jogos Infantis do Estado de São Paulo em Jundiaí 2018

dc.contributor.advisorGnecco, José Roberto [UNESP]
dc.contributor.advisorGonçalves, Adriana Regina [UNESP]
dc.contributor.authorGuedes, Matheus Paulo de Jesus
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-05-09T13:11:06Z
dc.date.available2022-05-09T13:11:06Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO propósito deste estudo é descrever a realização do 1º Jogos Infantis do Estado de São Paulo, sob a óptica da gestão pública esportiva. Por conseguinte, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo criou os Jogos Infantis do Estado que teve em 2018 a sua 1º edição em Jundiaí, cujo objetivo, salientado pelo Secretário Cacá Camargo foi: “fazer com que o esporte esteja presente no dia a dia das pessoas, nos municípios do Estado e, mais do que isso, no coração de cada um.”. Os Jogos desenvolveram o intercâmbio social e esportivo, difundiram a prática esportiva e deram oportunidade aos jovens entre 12 e 16 anos de acesso a valores objetivando a melhoria física, técnica e tática do desporto dentro de sua comunidade ou região. Por esmero, o campeão não é apenas composto por um único município da região administrativa, e sim pelas cidades que fazem parte de cada delegação, promovendo a inserção das crianças no esporte e visando estimular esta prática, que educa e mostra a importância do respeito e ainda contribui para a formação física e psíquica das pessoas. Este projeto se caracteriza como uma pesquisa descritiva pelo estudo e registro dos fatos e pela análise e interpretação deles; a coleta acontecerá por meio da busca e análise documental dos projetos, reportagens e boletins relacionados aos Jogos; os documentos pertinentes serão disponibilizados junto ao órgão municipal e/ou através de demais fontes e instituições necessárias. Serão aproveitadas entrevistas já publicadas pelos órgãos regionais de imprensa feitas com autoridades, atletas e cidadãos relativas ao estudo. Pensar nas políticas públicas esportivas brasileiras que prezam por projetos de diversas ordens, ainda há muito a discutir e se (re)formular sobre o significado de esporte educação e de participação. Devido aos últimos megaeventos esportivos sediados no Brasil, as políticas para esporte de rendimento ainda prevalecem sobre as demais. No art. 217 da Constituição Federal Brasileira é dever do Estado fomentar as práticas desportivas formal e informal. Isso é encontrado no Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a faixa etária escolar. O papel do Ministério do Esporte é de elaborar a Política Nacional de Esporte, visando o “desenvolvimento da nação, ao fortalecimento da identidade cultural, da cidadania, da autodeterminação de seu povo e com vista à defesa da soberania do país” (Brasil, 2005). Teixeira (2002) destaca que políticas públicas são ações que medeiam as relações entre a sociedade e o poder público; orientando ações que envolvem recursos públicos. Para que o esporte se efetive como política de Estado é necessário que se estabeleça uma ligação entre Ministérios, esferas governamentais, não governamentais e a iniciativa privada, pois a aproximação dessas instituições poderá consolidar o processo visando sua continuidade. Objetiva-se contribuir para futuros estudos na área de administração e gestão em Educação Física e eventos esportivos.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/234618
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação físicapt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.subjectJogos infantispt
dc.titleAspectos da organização dos 1º Jogos Infantis do Estado de São Paulo em Jundiaí 2018pt
dc.title.alternativeAspects of the organization of the 1st Children's Games of the State of São Paulo in Jundiaí 2018en
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEducação Física - IBpt

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