Publicação:
A pedagogia por projetos e a interdisciplinaridade em classe do ciclo inicial do ensino fundamental

dc.contributor.authorScaringi, Vanessa Cristina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:43Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:43Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO principal objetivo deste trabalho foi preparar o ambiente da sala de aula com vistas à proposta sócio-construtivista da Pedagogia por Projetos de Jolibert (1994, 2006). Durante o ano letivo de 2012, numa classe de 1º ano (5-6 anos) do Ensino Fundamental de escola pública, o desejo das crianças em conhecer o Universo instigou a turma a elaborar um projeto sobre o espaço e o uso de foguetes pelos astronautas. Foi feito o planejamento do projeto, especificando o contrato individual e coletivo dos acontecimentos. A primeira etapa consistiu na busca, em conjunto, sobre as características fundamentais desse veículo espacial. A partir disso foi possível construir ferramentas de apoio, tal como, fichas e listas de palavras para serem consultadas pelas crianças conforme suas necessidades com a finalidade de recolher materiais recicláveis a serem utilizados posteriormente para a confecção dos foguetes com o auxílio das famílias. Inspirados pelas descobertas que fizeram, os alunos acrescentaram uma nova etapa ao projeto – a Mostra de Foguetes no pátio da escola com a divulgação por meio de convites. O próximo passo foi escrever cartas a Secretária Municipal da Educação como autorização e ao astronauta brasileiro Marcos Pontes sobre a expedição a Estação Espacial Internacional. Como encerramento, foi realizada roda da conversa, expondo os aspectos positivos e negativos, dentro da auto e co-avaliação, como sugere Jolibert (2006). Os resultados indicaram um aumento na participação dos alunos em todas as etapas, tais como, na leitura, na escrita, no cálculo, além da construção do respeito mútuo entre o grupo por meio da construção de novas regras.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil
dc.format.extent3474-3483
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3474-3483
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-3474-3483.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141610
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPedagogia por projetospt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectInterdisciplinaridadept
dc.titleA pedagogia por projetos e a interdisciplinaridade em classe do ciclo inicial do ensino fundamentalpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-3474-3483.pdf
Tamanho:
596.65 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format