Logo do repositório
 

Ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: um projeto de investigação sobre as concepções e práticas de licenciandos em pedagogia como subsídio para elaboração de uma proposta formativa

dc.contributor.authorViveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorZancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:32Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:32Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractApresentamos um projeto que objetiva investigar concepções e práticas de alunos de um curso de Pedagogia em relação à natureza das ciências e ao ensino de ciências nos anos iniciais, constituindo subsídios para construção de uma proposta formativa na licenciatura. São utilizados questionários semi-estruturados e análise das produções de estágio, procurando identificar como tais concepções refletem nas propostas educativas elaboradas pelos licenciandos. A partir da análise, será elaborada, implementada e avaliada uma proposta formativa na disciplina “Conteúdos, Metodologias e Práticas em Ensino de Ciências”, contribuindo para clarificação das concepções alternativas e reflexão crítica sobre a natureza do conhecimento científico e sobre ensinar ciências nos anos iniciais da escolarização.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.format.extent1-8
dc.identifierhttp://www.sbenbio.org.br/blog/categoria/revistas/#
dc.identifier.citationRevista da SBEnBIO, v. 5, n. esp., p. 1-8, 2012.
dc.identifier.issn1982-1867
dc.identifier.lattes6847958862033252
dc.identifier.lattes2628131697247851
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124713
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista da SBEnBIO
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEducação em ciênciaspt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleEnsino de ciências nos anos iniciais da escolarização: um projeto de investigação sobre as concepções e práticas de licenciandos em pedagogia como subsídio para elaboração de uma proposta formativapt
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes6847958862033252
unesp.author.lattes2628131697247851
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

Arquivos