Ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: um projeto de investigação sobre as concepções e práticas de licenciandos em pedagogia como subsídio para elaboração de uma proposta formativa
dc.contributor.author | Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP] | |
dc.contributor.author | Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-07-15T18:27:32Z | |
dc.date.available | 2015-07-15T18:27:32Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Apresentamos um projeto que objetiva investigar concepções e práticas de alunos de um curso de Pedagogia em relação à natureza das ciências e ao ensino de ciências nos anos iniciais, constituindo subsídios para construção de uma proposta formativa na licenciatura. São utilizados questionários semi-estruturados e análise das produções de estágio, procurando identificar como tais concepções refletem nas propostas educativas elaboradas pelos licenciandos. A partir da análise, será elaborada, implementada e avaliada uma proposta formativa na disciplina “Conteúdos, Metodologias e Práticas em Ensino de Ciências”, contribuindo para clarificação das concepções alternativas e reflexão crítica sobre a natureza do conhecimento científico e sobre ensinar ciências nos anos iniciais da escolarização. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | |
dc.format.extent | 1-8 | |
dc.identifier | http://www.sbenbio.org.br/blog/categoria/revistas/# | |
dc.identifier.citation | Revista da SBEnBIO, v. 5, n. esp., p. 1-8, 2012. | |
dc.identifier.issn | 1982-1867 | |
dc.identifier.lattes | 6847958862033252 | |
dc.identifier.lattes | 2628131697247851 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/124713 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Revista da SBEnBIO | |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | pt |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Educação em ciências | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.title | Ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: um projeto de investigação sobre as concepções e práticas de licenciandos em pedagogia como subsídio para elaboração de uma proposta formativa | pt |
dc.type | Artigo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
unesp.author.lattes | 6847958862033252 | |
unesp.author.lattes | 2628131697247851 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.department | Ciências da Educação - FCLAR | pt |