Logo do repositório

APP MIX GAME: ferramenta educacional para adolescentes com deficiência intelectual

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Zanata, Eliana Marques

Coorientador

Pós-graduação

Docência para a Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho teve por objetivo desenvolver e avaliar a usabilidade um aplicativo no formato de jogo, como uma ferramenta de apoio para a aprendizagem, tendo como público-alvo adolescentes com deficiência intelectual, cursando do sexto ano do ensino fundamental a terceira série do ensino médio, que recebem atendimento educacional especializado. Foram conduzidos dois estudos, o primeiro sendo o desenvolvimento do aplicativo – Mix Games e o segundo a aplicação do produto educacional desenvolvido e a avaliação da execução e usabilidade do mesmo. O app Mix Game foi desenvolvido para dispositivos móveis que utilizam o sistema Android, visto que 65% dos participantes da pesquisa tem celular ou tablet e 30% utiliza de algum familiar ou amigo. Para a avaliação da usabilidade do produto foram utilizados como instrumento de avaliação dois diferentes questionários do System Usability Scale (SUS), um modelo para professores e outro modelo adaptado para alunos com perguntas sobre o jogo e a escala Likert adaptada com a utilização de emotions para sua classificação. Pudemos verificar que tanto alunos quanto os professores consideraram o aplicativo aprovado quanto a execução e usabilidade do produto.

Resumo (inglês)

This work aimed to develop an application in the game format, as a support tool for the learning of students with intellectual disabilities, targeting adolescent students with intellectual disabilities, from the sixth grade of elementary school to the third grade of education medium, who receive specialized educational assistance. We conducted two studies, the first being the development of the application - Mix Games and the second the application of the developed educational product and the evaluation of its execution and usability. The Mix Game app was developed for mobile devices that use the Android system, since 65% of the survey participants have a cell phone or tablet and 30% use a family member or friend. To evaluate the usability of the product, two different questionnaires of the System Usability Scale (SUS) were used as an assessment tool, a model for teachers and another model for students adapted with simple and clear questions about the game and the Likert scale adapted with the use of emotions for your rating. We were able to verify that both students and teachers considered the application approved as the execution and usability of the product.

Descrição

Palavras-chave

Aplicativos, Aprendizagem, Deficiência Intelectual, Lógico-matemático, Applications, Learning, Intellectual Disability, Logical-mathematical

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências
FC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação