Logo do repositório
 

Experiência estética interacional imersiva: visitas virtuais a museus no contexto da sociedade midiatizada

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Barros, Laan Mendes de

Coorientador

Pós-graduação

Comunicação - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta investigação busca explorar a experiência estética a partir da imersão dos visitantes com a cultura midiatizada nos museus virtuais de arte do MASP e da Pinacoteca. Para tanto, são observadas as interações sociais entre os seguidores do Instagram dos museus citados, visando compreender as mediações que motivaram a partilha sensível dos sujeitos em ambientes digitais, sendo esta parte da análise estendida a visitas em seus respectivos websites. Neste estudo, é utilizado o conceito de “museus virtuais” segundo a autora Diana Farjalla Correia Lima, e sua interpretação sobre a representação virtual do museu físico no ciberespaço. A análise, elaborada com base nos estudos sobre as mediações de Jesús Martín-Barbero, se apoia nos diálogos sobre midiatização de Muniz Sodré e José Luiz Braga, com o cuidado de focalizar os efeitos coletivos da sociedade em rede. Refletimos sobre a otimização das técnicas de reprodução da imagem de obra de arte, a partir de uma leitura contemporânea da proposição sobre a perda da aura de Walter Benjamin, e sobre a possibilidade de algo como a recomposição da aura nas artes em formatos digitais a partir de Renata Cardozo Padilha. Trabalhamos as noções de afetação e reconhecimento analisados pela hermenêutica de Paul Ricouer e Hans-Georg Gadamer, uma percepção relacional explorada também pelo olhar estético-político de Jaques Rancière. As autoras Maria Isabel Roque, Marília Xavier Cury e Tereza Cristina Scheiner e suas interpretações sobre a ludicidade dos museus virtuais trazem uma visão mais sensível para o contato remoto com a arte. Os enredamentos entre a imagem digital, suas fruições e os novos paradigmas estéticos de Liráucio Girardi Junior são oportunos ao refletir sobre a experiência estética, discursada anteriormente por John Dewey. Tais conceitos são revisitados e ocasionalmente associados a outros autores, durante a fase de análise de dados dessa pesquisa.

Resumo (inglês)

This investigation seeks to explore the aesthetic experience based on visitors' immersion in media culture at the MASP and Pinacoteca virtual art museums. To this end, social interactions between Instagram followers of the aforementioned museums are observed, with the aim of understanding the mediations that motivated the subjects' sensitive sharing in digital environments, and this part of the analysis is extended to visits to their respective websites. This study uses the concept of “virtual museums” according to author Diana Farjalla Correia Lima, and her interpretation of the virtual representation of the physical museum in cyberspace. The analysis, based on Jesús Martín-Barbero's studies on mediation, is supported by Muniz Sodré and José Luiz Braga's dialogues on mediatization, taking care to focus on the collective effects of the network society. We reflect on the optimization of techniques for reproducing the image of works of art, based on a contemporary reading of Walter Benjamin's proposition on the loss of the aura, and on the possibility of something like the recomposition of the aura in the arts in digital formats, based on Renata Cardozo Padilha. We worked on the notions of affectation and recognition analyzed by the hermeneutics of Paul Ricouer and Hans-Georg Gadamer, a relational perception also explored by the aesthetic-political gaze of Jaques Rancière. Authors Maria Isabel Roque, Marília Xavier Cury and Tereza Cristina Scheiner and their interpretations of the playfulness of virtual museums bring a more sensitive vision to remote contact with art. The entanglements between the digital image, its fruition and the new aesthetic paradigms of Liráucio Girardi Junior are timely when reflecting on the aesthetic experience, previously discussed by John Dewey. These concepts are revisited and occasionally associated with other authors during the data analysis phase of this research.

Descrição

Palavras-chave

Experiência estética, Cultura midiatizada, Sociedade em Rede, Museus virtuais, Aesthetic experiences, Mediatized culture, Network society, Virtual museums

Idioma

Português

Citação

CARVALHO, Aline Lisangela da Silva Galvani. Experiência estética interacional imersiva: visitas virtuais a museus no contexto da sociedade midiatizada. Orientador: Laan Mendes de Barros. 2025. 171 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Unidade
Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design
FAAC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação