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Publicação:
O conteúdo de modelos atômicos e a concepção de mundo: contribuições filosóficas para o ensino de química histórico-crítico

dc.contributor.advisorMassi, Luciana [UNESP]
dc.contributor.authorBernardo, Fernanda Aparecida
dc.date.accessioned2023-11-14T13:06:16Z
dc.date.available2023-11-14T13:06:16Z
dc.date.issued2023-09-15
dc.description.abstractOs modelos atômicos são centrais para a química e o ensino de química (EQ), inserido nas orientações curriculares oficiais, nas discussões do EQ e da filosofia da química (FQ). São relatadas pelas pesquisas uma descrença na existência dos átomos e do vazio pelos estudantes e distorções das bases filosóficas da química ao ser tratada como uma ciência dogmática no EQ. Na tentativa de avançar no aprofundamento filosófico no EQ, e alinhando-se à Pedagogia Histórico-Crítica, teoria pedagógica que busca constituir uma didática histórico-crítica pautada na lógica dialética, esta pesquisa conceitual de natureza bibliográfica tem o objetivo de identificar possíveis aproximações ou distanciamentos entre os aspectos filosóficos dos modelos atômicos e o materialismo dialético a partir da materialidade do átomo, apontando implicações para o EQ histórico-crítico. Para compor a justificativa da pesquisa e localizá-la dentre as temáticas da FQ, foi feito um levantamento bibliográfico, não sistemático, de artigos que tratavam sobre as principais questões debatidas na área. Em seguida, foi constituído o acervo de análise por meio de uma revisão bibliográfica sistemática que resultou em 15 artigos com enfoque nos modelos atômicos ou na teoria atômica, em inglês, português e espanhol, em revistas e compilados de referências bibliográficas da filosofia da química e bancos de dados nacionais e internacionais. Concluímos que é possível identificar o embate entre algumas tendências idealistas ou materialistas a respeito da materialidade dos átomos, sendo elas instrumentalistas, pragmáticas ou realistas. Cada uma delas está relacionada a uma base filosófica distinta, respectivamente: idealismo subjetivo, idealismo objetivo e materialismo. Podemos dizer que conceber a estrutura da matéria como atomizada e que esses átomos existem materialmente implica filosoficamente: a realidade existir independente do ser humano; a possibilidade de transformação; a conexão mútua e interdependente entre os objetos da realidade; existir uma contradição entre aparência e essência na realidade. É necessário que o estudante desenvolva uma intuição histórica que desmistifique a imutabilidade do mundo e da sociedade, vislumbrando possibilidades de transformação da realidade, ou seja, se aproprie da ideia de necessidade humana ao evidenciar o que tava posto quando o conceito surgiu e os debates da época. A diversidade qualitativa dos átomos, a transmutação dos elementos químicos junto com a teoria da evolução, por exemplo, se opõem à metafísica, à imutabilidade da matéria e da natureza, e demonstram a indissolubilidade entre matéria e movimento. O modelo particulado de matéria deu maior domínio à humanidade dos processos naturais e químicos a ponto de possibilitar a transformação material, seja superando a barreira da síntese de compostos orgânicos por vias inorgânicas ou pela transmutação dos elementos químicos pela radioatividade. A compreensão atômica da matéria nos possibilita conceber o mundo de maneira materialista, histórica e dialética, permitindo a transformação da realidade pelo próprio ser humano. Esses são aspectos importantes para a constituição da dimensão filosófico-científica da concepção de mundo a partir dos modelos atômicos.pt
dc.description.abstractAtomic models are central to chemistry and chemistry teaching (CT), embedded in official curriculum guidelines, discussions of CT and philosophy of chemistry (PC). It is reported by the surveys a disbelief in the existence of atoms and the void by students and distortions of the philosophical bases of chemistry when treated as a dogmatic science in the CT. In an attempt to advance in the philosophical deepening of CT, and aligning itself with Historical-Critical Pedagogy, a pedagogical theory that seeks to constitute a historical-critical didactics based on dialectical logic, this conceptual research of a bibliographic nature aims to identify possible approximations or distances between the philosophical aspects of atomic models and dialectical materialism from the materiality of the atom, pointing out implications for the historical-critical CT. In order to compose the justification for the research and locate it among the themes of the PC, a non-systematic bibliographical survey of articles that dealt with the main issues debated in the area was carried out. Then, the collection of analysis was constituted through a systematic bibliographical review that resulted in 15 articles focusing on atomic models or atomic theory, in English, Portuguese and Spanish, in magazines and compilations of bibliographical references of the philosophy of chemistry and national and international databases. We conclude that it is possible to identify the clash between some idealist or materialist trends regarding the materiality of atoms, whether instrumentalist, pragmatic or realistic. Each of them is related to a different philosophical base, respectively: subjective idealism, objective idealism and materialism. We can say that conceiving the structure of matter as atomized and that these atoms materially exist implies philosophically: reality exists independently of the human being; the possibility of transformation; the mutual and interdependent connection between the objects of reality; there is a contradiction between appearance and essence in reality. It is necessary for the student to develop a historical intuition that demystifies the immutability of the world and society, envisioning possibilities for transforming reality, that is, to appropriate the idea of human need by highlighting what was in place when the concept emerged and the debates of the era. The qualitative diversity of atoms, the transmutation of chemical elements together with the theory of evolution, for example, opposes metaphysics, the immutability of matter and nature, and demonstrates the indissolubility between matter and movement. The particulate model of matter gave humanity greater control over natural and chemical processes to the point of enabling the transformation of material, whether overcoming the barrier of organic properties through inorganic means or through the transmutation of chemical elements through radioactivity. The atomic understanding of matter allows us to conceive the world in a materialistic, historical and dialectical way, allowing the transformation of reality by human beings themselves. Important aspects for the constitution of the philosophical-scientific dimension of the conception of the world based on atomic models.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId88887.648242/2021-00
dc.identifier.citationBERNARDO, F. A. O conteúdo de modelos atômicos e a concepção de mundo: contribuições filosóficas para o ensino de química histórico-crítico. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
dc.identifier.lattes5095077787202548
dc.identifier.orcid0000-0001-6308-5206
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251334
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt
dc.subjectModelos atômicospt
dc.subjectMaterialidadept
dc.titleO conteúdo de modelos atômicos e a concepção de mundo: contribuições filosóficas para o ensino de química histórico-crítico
dc.title.alternativeThe content of atomic models and the conception of the world: philosophical contributions to the teaching of historical-critical chemistryen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargo24 meses após a data da defesa
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FC 33004056079P0
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemática
unesp.researchAreaFilosofia, História e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências

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