Publicação: Resolução de problemas no ensino da matemática: uma experiência com base no rali matemático
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Jahn, Ana Paula 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Matemática - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Since the 1980s, problem solving has been recommended by international curriculum proposals for the teaching of mathematics. In Brazil, with the publication of the National Curriculum Guidelines in 1997, this trend was reinforced and became the central activity of the classroom. Troubleshooting is seen as an asset in the learning process of the student, providing a context for learning concepts, mathematical methods and attitudes. However, this methodological approach requires deeper research, especially for new teaches. This work aims at a further study in this subject and in the experiences with problem solving in the classroom of High School students. The ground basis for this was the Mathematical Transalpine Rally, a competition between classrooms that seeks to facilitate the problem solving within mathematics teaching, and through an autonomous and creative work, performed collectively. The results of this experience, as well as the contribuition for the student’s education are presented
Resumo (português)
No ensino de Matemática, a resolução de problemas vem sendo preconizada pelas propostas curriculares internacionais desde a década de 80. No Brasil, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental em 1997, essa tendência foi reforçada, devendo ser a atividade central de sala de aula. A resolução de problemas confere um papel ativo ao aluno no processo de aprendizagem, proporcionando um contexto para aprender conceitos, métodos matemáticos e atitudes. No entanto, essa abordagem metodológica não é fácil de ser implementada, principalmente para um professor iniciante. Com este trabalho, buscou-se aprofundar essa temática e vivenciar situações de resolução de problemas em sala de aula com alunos do Ensino Médio. Para tanto, realizou-se uma experiência fortemente inspirada no Rali Matemático Transalpino, uma competição entre turmas que visa a promoção da resolução de problemas no ensino de Matemática, por meio de um trabalho autônomo e criativo, realizado coletivamente. Relatamos os resultados dessa experiência, bem como as contribuições para a formação
Descrição
Palavras-chave
Matemática - Estudo e ensino, Ensino médio, Matemática - Problemas, exercícios, etc, Mathematics Study and teaching
Idioma
Português
Como citar
HANSEN, Aline Araujo de Paula. Resolução de problemas no ensino da matemática: uma experiência com base no rali matemático. 2013. 122 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013.