Logotipo do repositório
 

Publicação:
Cartografias contemporâneas: mapa e mapeamento como metáforas para a pesquisa sobre a formação de professores de Matemática

dc.contributor.authorGarnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:57Z
dc.date.available2016-03-02T12:59:57Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThis essay sketches some principles according to which a research project called “Mapping of math teacher education and practice in Brazil” is been conducted by a group of researchers with the objective of understanding the way policies related to teacher education and practice are effectively implemented in different regions of the country. The main objective of this article is, therefore, to discuss the pressupositions of this project, its foundation, the basic beliefs in which it is rooted. In order to emphasize such principles, some remarks on theorization, methodology, teacher education, narratives and on the concept of mobilization/apropriation are done. The essay is based on a metaphor built on cartographical practices.en
dc.description.abstractO texto pretende apresentar, em linhas gerais, alguns dos princípios e pressupostos que norteiam o Projeto de Pesquisa Mapeamento da Formação e Atuação de Professores de Matemática no Brasil. Não trata, entretanto, de apresentar ou descrever o projeto, propriamente, mas seu solo, as crenças que o sustentam. Dentre esses princípios ressaltam-se as concepções sobre teorização e metodologia, formação de professores, narrativas e o conceito de mobilização/apropriação. A metáfora da cartografia alinhava todo o texto, e dela decorrem considerações – sobre amplitude, descentralização e jogos de escala – julgadas essenciais para justificar o Projeto.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luis Edmundo Carrijo Coube s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luis Edmundo Carrijo Coube s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.format.extent35-60
dc.identifierhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37927
dc.identifier.citationAlexandria, v. 06, n. 01, p. 35-60, 2013.
dc.identifier.fileISSN1982-5153-2013-06-01-35-60.pdf
dc.identifier.issn1982-5153
dc.identifier.lattes5089072868644414
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135146
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofAlexandria
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectCartographyen
dc.subjectNarrativesen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectCartografiapt
dc.subjectNarrativaspt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.titleCartografias contemporâneas: mapa e mapeamento como metáforas para a pesquisa sobre a formação de professores de Matemáticapt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5089072868644414[1]
unesp.author.orcid0000-0003-0750-8483[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentMatemática - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1982-5153-2013-06-01-35-60.pdf
Tamanho:
363.88 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format