Publicação: “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Oriani, Aline 

Pechula, Marcia Reami 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
As plantas estão presentes em nosso cotidiano sob diferentes formas. Entretanto, a Botânica é considerada uma área desinteressante pelo público em geral, e a “Cegueira Botânica” consiste em um dos principais fatores responsáveis por esse desinteresse, fazendo com que as pessoas tenham até mesmo a dificuldade em reconhecerem as plantas como seres vivos. Essa perspectiva contribui para um ensino de Botânica negligenciado e incipiente nas escolas brasileiras, em que as aulas são comumente muito técnicas e pouco motivadoras, havendo uma abordagem descontextualizada, excessivamente teórica, descritiva e pouco relacional. Além disso, não é dada a devida importância para as aulas práticas, as quais possuem um grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelas plantas, podendo levar a uma aproximação do conteúdo com o cotidiano dos estudantes, o que facilitaria seu aprendizado. Para isso, faz-se necessária a contextualização dos conteúdos teóricos de Botânica sob a perspectiva cultural, propiciando assim a aproximação cultural dos alunos com as plantas, para que eles compreendam verdadeiramente o papel que os vegetais desempenham em suas vidas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo a construção de um material didático para o ensino de Botânica, que consiste em uma cartilha didática com “Propostas de Atividades” de aulas práticas para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Espera-se que essas propostas sirvam de inspiração para que professores de Ciências e Biologia ministrem aulas práticas de Botânica contextualizadas com aspectos culturais inerentes à realidade de seus alunos. A cartilha, intitulada “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”, apresenta sete “Propostas de Atividades”, cada uma delas organizada em três tópicos: “Aproximação cultural”; “Teórico” e “Prático”. Os assuntos abordados estão de acordo com os conteúdos propostos pelo “Currículo do Estado de São Paulo” e pela nova “Base Nacional Comum Curricular”, além de serem incluídos “temas extras”, por seu potencial para aproximar o conteúdo com o cotidiano dos alunos. Pretende se disponibilizar esse material digitalmente na internet para que educadores tenham acesso e, assim, possam utilizá-lo em suas práticas docentes.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Botânica, Material didático, Inovações educacionais, Educação Métodos experimentais, Ensino de Botânica, Cegueira botânica, Aulas práticas, Cartilha didática, Propostas de atividades
Idioma
Português