Logotipo do repositório
 

Publicação:
“Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Oriani, Aline
Pechula, Marcia Reami

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - IB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

As plantas estão presentes em nosso cotidiano sob diferentes formas. Entretanto, a Botânica é considerada uma área desinteressante pelo público em geral, e a “Cegueira Botânica” consiste em um dos principais fatores responsáveis por esse desinteresse, fazendo com que as pessoas tenham até mesmo a dificuldade em reconhecerem as plantas como seres vivos. Essa perspectiva contribui para um ensino de Botânica negligenciado e incipiente nas escolas brasileiras, em que as aulas são comumente muito técnicas e pouco motivadoras, havendo uma abordagem descontextualizada, excessivamente teórica, descritiva e pouco relacional. Além disso, não é dada a devida importância para as aulas práticas, as quais possuem um grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelas plantas, podendo levar a uma aproximação do conteúdo com o cotidiano dos estudantes, o que facilitaria seu aprendizado. Para isso, faz-se necessária a contextualização dos conteúdos teóricos de Botânica sob a perspectiva cultural, propiciando assim a aproximação cultural dos alunos com as plantas, para que eles compreendam verdadeiramente o papel que os vegetais desempenham em suas vidas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo a construção de um material didático para o ensino de Botânica, que consiste em uma cartilha didática com “Propostas de Atividades” de aulas práticas para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Espera-se que essas propostas sirvam de inspiração para que professores de Ciências e Biologia ministrem aulas práticas de Botânica contextualizadas com aspectos culturais inerentes à realidade de seus alunos. A cartilha, intitulada “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”, apresenta sete “Propostas de Atividades”, cada uma delas organizada em três tópicos: “Aproximação cultural”; “Teórico” e “Prático”. Os assuntos abordados estão de acordo com os conteúdos propostos pelo “Currículo do Estado de São Paulo” e pela nova “Base Nacional Comum Curricular”, além de serem incluídos “temas extras”, por seu potencial para aproximar o conteúdo com o cotidiano dos alunos. Pretende se disponibilizar esse material digitalmente na internet para que educadores tenham acesso e, assim, possam utilizá-lo em suas práticas docentes.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Botânica, Material didático, Inovações educacionais, Educação Métodos experimentais, Ensino de Botânica, Cegueira botânica, Aulas práticas, Cartilha didática, Propostas de atividades

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação