Publicação: A colaboração entre universidade e escola para formação profissional de professores
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este texto analisa a experiência de um grupo de professores em exercício em instituições públicas de ensino que durante quatro anos empreenderam em conjunto com pesquisadores um trabalho colaborativo para formar, no campo da prática, estudantes de um curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. O texto relata a importância das experiências tendo em vista a compreensão da contribuição e dos desafios desse tipo de iniciativa. Os resultados apontam impactos positivos na vida pessoal e profissional dos professores em exercício na escola, assim como nas aprendizagens profissionais dos pesquisadores especialmente, pelo fato da iniciativa ter sido desenvolvida na modalidade a distância. Desafios também são enfrentados no desenvolvimento da proposta, mas os resultados indicam que a experiência tem sido extremamente rica e desafiadora, demonstrando ser o trabalho colaborativo e o diálogo elementos centrais para o estabelecimento de parcerias entre a universidade e a escola, bem como a articulação dos profissionais da universidade para desenvolvimento de ações mais contextualizadas e significativas na formação inicial de professores.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Educação a distância, Colaboração
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11183-11195