Logotipo do repositório
 

Publicação:
Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais

dc.contributor.authorAlmeida-verdu, Ana Claudia Moreira
dc.contributor.authorGiacheti, Célia Maria
dc.contributor.authorLucchesi, Fernando Del Mando
dc.contributor.authorFreitas, Geisa Rodrigues De
dc.contributor.authorRillodutka, Jeniffer De Cássia
dc.contributor.authorRovaris, Jéssica Aline
dc.contributor.authorMarques, Priscila Foger
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:46Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:46Z
dc.date.issued2015-06-01
dc.description.abstractThe present study reports the effect of strengthening reading relations and the effect of transferring stimulus control on speech production in a child with speech apraxia. We used the program Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos(r). The activities were performed twice per week for a total of twenty-two 30-min sessions. The results indicated an increase in correct responses in the subject's speech production when presented with different stimuli. The findings corroborate previous studies that reported speech improvements through equivalence relations. The data demonstrate the benefits of strengthening reading and writing networks.en
dc.description.abstractEste estudo propõe relatar o efeito do fortalecimento de relações de leitura e da transferência de controle de estímulos sobre a produção da fala de uma criança com apraxia de fala. Utilizou-se o programa Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos(r). As atividades foram realizadas em 22 sessões, com duas sessões semanais, de 30 minutos cada. Como resultados houve aumento na porcentagem de acertos na produção da fala do participante frente a diferentes estímulos. Os resultados corroboram os estudos anteriores sobre o favorecimento da fala por meio de relações de equivalência e dados sobre o benefício do trabalho a partir do fortalecimento da rede de leitura e escrita.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências
dc.format.extent974-983
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-021620150614
dc.identifier.citationRevista CEFAC. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, v. 17, n. 3, p. 974-983, 2015.
dc.identifier.doi10.1590/1982-021620150614
dc.identifier.fileS1516-18462015000300974.pdf
dc.identifier.issn1516-1846
dc.identifier.scieloS1516-18462015000300974
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157753
dc.language.isopor
dc.publisherABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.relation.ispartofRevista CEFAC
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectApraxiaen
dc.subjectSpeechen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectVerbal behavioren
dc.subjectApraxiaspt
dc.subjectFalapt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectComportamento Verbalpt
dc.titleApraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbaispt
dc.title.alternativeApraxia and speech production: effects of verbal relations' strengtheningen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3777028853675653[1]
unesp.author.lattes2331180822532901[2]
unesp.author.orcid0000-0001-5202-0263[1]
unesp.author.orcid0000-0001-9691-4672[2]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-18462015000300974.pdf
Tamanho:
972.1 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções