Logotipo do repositório
 

Publicação:
Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal

dc.contributor.authorBolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
dc.contributor.authorMarturano, Edna Maria
dc.contributor.authorFreiria, Ludmilla Rubinger Bethonico [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:40Z
dc.date.available2014-05-20T13:26:40Z
dc.date.issued2010-01-01
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de crianças indicadas por suas professoras na Educação Infantil (EI) como apresentando problemas de comportamento (Grupo IPC) ou comportamentos socialmente habilidosos (Grupo ICSH), em dois momentos: quando tinham cinco anos e quando tinham 10 anos. Participaram 48 professoras de 62 crianças de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para Professores e Escala Comportamental Infantil B. Os resultados indicaram diminuição dos problemas de comportamento e aumento dos comportamentos socialmente adequados no grupo IPC; os grupos eram bastante diferentes na primeira avaliação, quando na EI, mas as mudanças se atenuaram no ensino fundamental. em ambas as avaliações, as crianças do Grupo ICSH foram avaliadas como mais habilidosas.pt
dc.description.abstractThe aim of this study was to assess the development of children whose primary teachers believed they had behavioral problems (IPC Group) compared to socially skilled children (ICSH Group). They were assessed in two occasions: when they were five years old and when they were 10 years old. Forty-eight teachers and 62 children of both genders participated in the study. The instruments used were the Teacher's Questionnaire for Socially Skilled Responses and the Child Behavior Scale B. In the results, the IPC Group showed a decrease of behavior problems and an increase in socially appropriate behavior. The groups were quite different in the first assessment, but their behaviors became more similar in elementary school. In both assessments, children in ICSH Group were assessed as more socially skilled.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent506-515
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300011
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 23, n. 3, p. 506-515, 2010.
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79722010000300011
dc.identifier.fileS0102-79722010000300011.pdf
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.scieloS0102-79722010000300011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8628
dc.identifier.wosWOS:000286619600011
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Crítica
dc.relation.ispartofsjr0,258
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectHabilidades sociaispt
dc.subjectProblemas de comportamentopt
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt
dc.subjectSocial skillsen
dc.subjectBehavior problemen
dc.subjectChild developmenten
dc.titleIndicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinalpt
dc.title.alternativeChildren's behavior problems and social skills: a longitudinal studyen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0001-8091-9583[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentPsicologia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0102-79722010000300011.pdf
Tamanho:
70.08 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: