Caminhos linguístico-semióticos para a organização do conhecimento: significação, cognição e tratamento da linguagem
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Almeida, Carlos Cândido de 

Coorientador
Pós-graduação
Ciência da Informação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A informação assume um papel fundamental na relação entre a realidade e uma mente. Nesse aspecto, uma mente se apresenta ser capaz de reconhecer os aspectos físicos de como a informação se apresenta e, por conseguinte, através de fatores que envolvem toda a trajetória da cognição seja capaz de haver a percepção, a representação, a sistematização, a mediação, a organização e a interpretação dessa informação, pois o sentido e a significação se constroem no enunciado, na enunciação e no discurso, diferentes resultados de uma abordagem limitada à forma, à expressão e à imanência do significado. Desse modo, o objetivo proposto é revisar os elementos teóricos da semântica, da pragmática e da semiótica na organização do conhecimento e propor a constituição de uma diretriz teórica da significação pertinente à área. Essa diretriz constituir-se-á de abordagens epistemológicas e conceituais que tratarão de alguns fundamentos teóricos da semiótica peirceana e francesa, da semântica funcionalista e da pragmática nos processos cognitivos inerentes à interpretação e, assim, debater sobre como podem incidir nos procedimentos de sistematização de conceitos, de tratamento da informação e recuperação da informação na organização do conhecimento. Para tanto, aplicou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, teórica, cujo viés é direcionado pela revisão sistemática que perfaz uma pesquisa bibliográfica, assim a lógica aplicada para promover a construção dos raciocínios é o método hipotético-dedutivo, que permitiu a verificação das informações, confrontar os conceitos e estabelecer interpretações que resultam em inferências contundentes acerca do papel da linguagem no cenário da organização do conhecimento. Para a construção das proposições que norteiam as análises, ocorreu a revisão de fundamentos teóricos da organização do conhecimento, no que tange à constituição dos sistemas de organização do conhecimento, direcionados ao entendimento do conceito, como também aos processos de organização do conhecimento, os quais evidenciam os procedimentos, ferramentas, serviços e produtos da informação. Além disso, também se exploraram fundamentos teóricos das linhas da semântica, da pragmática e da semiótica. Como resultado, é possível apontar a importância da triangulação dos instrumentos dessas áreas para explorar o sentido e a significação que se realizam nas esferas da enunciação e do discurso, os quais possibilitam a correlação e recuperação do background na constituição do conhecimento, ampliando a análise para além dos interesses de comunidades específicas e domínios.
Resumo (inglês)
Information plays a fundamental role in the relationship between reality and a mind. In this regard, a mind is capable of recognizing the physical aspects of how information is presented and, therefore, through factors that involve the entire trajectory of cognition, it is capable of perceiving, representing, systematizing, mediating, organizing and interpreting this information, since meaning and significance are constructed in the statement, in the enunciation and in the discourse, different results of an approach limited to the form, expression and immanence of meaning. Thus, the proposed objective is to review the theoretical elements of semantics, pragmatics and semiotics in the organization of knowledge and to propose the constitution of a theoretical guideline of meaning pertinent to the area. This guideline will consist of epistemological and conceptual approaches that will address some theoretical foundations of Peircean and French semiotics, functionalist semantics and pragmatics in the cognitive processes inherent to interpretation and, thus, debate how they can affect the procedures of systematization of concepts, information processing and information retrieval in the organization of knowledge. To this end, a qualitative, theoretical approach methodology was applied, whose bias is directed by the systematic review that completes a bibliographic research, thus the logic applied to promote the construction of reasoning is the hypothetical-deductive method, which allowed the verification of information, confrontation of concepts and establishment of interpretations that result in strong inferences about the role of language in the scenario of knowledge organization. In order to construct the propositions that guide the analyses, the theoretical foundations of knowledge organization were reviewed, with regard to the constitution of knowledge organization systems, aimed at understanding the concept, as well as the processes of knowledge organization, which highlight the procedures, tools, services and information products. In addition, theoretical foundations from the lines of semantics, pragmatics and semiotics were also explored. As a result, it is possible to point out the importance of triangulating the instruments of these areas to explore the meaning and significance that are realized in the spheres of enunciation and discourse, which allow the correlation and recovery of the background in the constitution of knowledge, expanding the analysis beyond the interests of specific communities and domains.
Descrição
Palavras-chave
Organização do conhecimento, Organização da informação, Representação da informação, Discurso, Pragmática, Semiótica, Information organization, Discourse analysis, Pragmatics, Semiotics
Idioma
Português
Citação
MARTINES, Alexandre Robson. Caminhos linguístico-semióticos para a organização do conhecimento: significação, cognição e tratamento da linguagem. 2025. 689 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.