Publicação:
Revista Digital Flexibilidade e Autonomia Curricular: proposta e relato de experiência de uma construção colaborativa.

dc.contributor.advisorDel-Masso, Maria Candida Soares
dc.contributor.authorCecco Junior, Osni
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2024-07-02T14:14:58Z
dc.date.available2024-07-02T14:14:58Z
dc.date.issued2023-07-10
dc.description.abstractProduto Educacional apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Rio Claro, como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre em Educação Física. O recurso educacional desenvolvido é uma proposta curricular para os anos finais do ensino fundamental, em uma escola do campo do interior do estado de São Paulo, fundamentado no conceito de aprendizagens significativas, tanto em uma perspectiva cognitiva quanto alinhada a uma construção histórico-crítica. Ele é inspirado na experiência de flexibilização e autonomia curricular, que a partir do entendimento de que educação é um meio privilegiado de promoção e desenvolvimento de justiça social e igualdade de oportunidades, sob uma perspectiva de promoção de melhores aprendizagens e qualidade de ensino, ao assumir a centralidade das escolas, dos seus estudantes e professores nos processos educacionais permite a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo.pt
dc.description.abstractEducational product presented to the Professional Master's Program in Physical Education in National Network – ProEF of the Institute of Biosciences of the São Paulo State University - UNESP, Rio Claro campus, as a partial requirement for obtaining the Master's Degree in Physical Education. The educational resource developed is a curriculum proposal for the final years of elementary school, in a rural school in the state of São Paulo, based on the concept of meaningful learning, both from a cognitive perspective and aligned to a historical-critical construction. It is inspired by the experience of curricular flexibility and autonomy, which, based on the understanding that education is a privileged means of promoting and developing social justice and equal opportunities, from a perspective of promoting better learning and teaching quality, by assuming the centrality of schools, their students and teachers in the educational processes allows for the management of the curriculum in a flexible and contextualized way, recognizing that the effective exercise of autonomy in education is only fully guaranteed if the object of that autonomy is the curriculum.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId001
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/256215
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relationhttp://hdl.handle.net/11449/250744
dc.relation.ispartofEducação física em uma escola do campo: uma experiência de complexidade dialógica
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação Física Escolarpt
dc.subjectAutonomia curricularpt
dc.subjectFlexibilidade curricularpt
dc.subjectExperiênciapt
dc.subjectPlanejamento colaborativopt
dc.subjectSchool Physical Educationpt
dc.subjectCurricular Flexibilitypt
dc.subjectCurricular autonomypt
dc.subjectExperiencept
dc.subjectCollaborative planningpt
dc.titleRevista Digital Flexibilidade e Autonomia Curricular: proposta e relato de experiência de uma construção colaborativa.pt
dc.title.alternativeDigital Journal Flexibility and Curricular Autonomy: proposal and experience report of a collaborative construction.pt
dc.typeObjeto educacional
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Física em Rede Nacional - IBRC 33004137068P8pt
unesp.knowledgeAreaEducação física escolarpt
unesp.researchAreaEducação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamentalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Produto Educacional_ Pós Defesa_ Osni_ProEF (Versão Final).pdf
Tamanho:
10.9 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Produto Educacional (Osni Cecco Junior)

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: