Rio Claro - IB - Instituto de Biociências

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254088

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  • ItemObjeto educacional
    Brincadeiras e jogos indígenas na educação física escolar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-24) Gomes, Andressa Paola Rodrigues ; Alves, Flávio Soares ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa é motivada pelas seguintes inquietações: De que maneira os povos indígenas e as relações com a construção de nossa sociedade são abordadas dentro das instituições escolares? Como abordar as brincadeiras e os jogos indígenas nas aulas de Educação Física de maneira crítica e decolonial? A Educação Física, engajada nas propostas curriculares, deve assumir um caráter formativo, com ações didático-pedagógicas que possam contribuir para a construção de um/a aluno/a crítico/a e transformador/a da sociedade. Conforme a legislação, o ensino da cultura indígena está assegurado pela Lei n°. 11.645/08, porém, a maneira que está sendo implementada esta lei é que julgamos importante enfatizar. Devemos lançar um olhar crítico e questionador sobre as narrativas que ouvimos em relação à formação de nossa sociedade, percebendo o lugar dos povos indígenas neste processo, e identificar como a disciplina de Educação Física, de maneira responsável e crítica, pode contribuir trazendo estas questões para as aulas. Diante disso, a presente pesquisa analisou uma proposta pedagógica envolvendo as brincadeiras e os jogos indígenas na Educação Física escolar a partir da perspectiva freiriana com um olhar decolonial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, dividida em três etapas, sendo, no primeiro momento, a construção de uma proposta pedagógica para o 4o ano do Ensino Fundamental 1, envolvendo as brincadeiras e os jogos indígenas, buscando recriá-los à luz da perspectiva crítica e decolonial, apontando caminhos possíveis acerca dessas manifestações culturais. Na segunda etapa, aconteceu o desenvolvimento da proposta de trabalho em uma escola municipal do interior paulista. Na terceira etapa, foram analisados os instrumentos de coleta, diários de campo, questionários iniciais e finais, os caderninhos dos/as alunos/as e as entrevistas com as famílias. Os dados coletados foram analisados a partir do método de categoria de codificação, no qual os códigos destacados foram agrupados a partir dos princípios freirianos que emergiram das ações, dando origem a três categorias de análise: “A potência do diálogo nas relações educativas”, “Na busca por inéditos viáveis” e “Sistema Escolar: construir, reconstruir, constatar para mudar”. A primeira categoria trouxe o diálogo como princípio indispensável para a prática pedagógica horizontalizada, reconhecendo a importância da pronúncia dos/as alunos/as na busca por processos humanizados. Por meio do diálogo inserido nas ações educativas, foi possível identificar as situações-limite e discutir outras formas de ver os processos históricos que fazem parte da construção de nossa sociedade, problematizando questões que foram dadas como únicas e verdadeiras, permitindo outras visões dos fatos. Na sequência, para alcançar os inéditos viáveis, percebemos também a presença fundamental do diálogo nos processos educativos na busca por um deslocamento da consciência ingênua para a consciência crítica. E, por fim, discorremos sobre os interesses que rondam os sistemas escolares e a importância de se perceber como docente transformador para realizar um agir nas entrelinhas vislumbrando a formação de pessoas críticas que possam exercer o seu direito de “ser mais” através de um ensino libertador.
  • ItemObjeto educacional
    Diálogos entre o movimento e o planejamento na educação física infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-16) Oliveira, Bruna Eduarda Buonafina Batista de ; Alves, Flávio Soares ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este recurso educacional foi desenvolvido como um dos requisitos para a obtenção do Título de Mestre em Educação Física junto ao programa de Mestrado Profissional em Educação Física em rede nacional - ProEF, da Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. Trata-se, portanto, do resultado da pesquisa intitulada: “Diálogos entre o movimento e o planejamento na Educação Física Infantil”. Cabe destacar que a sua criação foi fruto de um arranjo compositivo tecido entre diferentes elementos que pulsam dentro deste exercício de pesquisa. Esses elementos se referem às intenções e experiências da pesquisadora como professora de Educação Física na Educação Infantil, às reflexões decorrentes do estudo realizado na primeira etapa desta pesquisa e às singularidades encontradas na realidade escolar. Além disso, algumas referências foram particularmente relevantes para inspirar o planejamento deste quadro de aulas: o Livro do Professor de Educação Física (material do município de Valinhos), que é uma compilação de planos de aulas divididos por temas específicos da Educação Física, a obra de Sá & Godoy (2009) intitulada “Oficinas de dança e expressão corporal” e o referencial Labaniano (1978; 1990), que respaldou as que tiveram como inspiração os Fatores do Movimento(Peso, Espaço, Tempo e Fluência). Assim, a proposta que apresentaremos a seguir considerou as especificidades da Educação Infantil, envolvendo o tema da expressão corporal, a fim de dar visibilidade ao protagonismo do movimento das crianças. Ao todo, foram elaboradas 8 aulas, de 50 minutos cada. Também é oportuno enfatizar que nosso objetivo, com este recurso educacional não é fornecer uma “receita de bolo”, ou seja, um planejamento de aulas insensível à natureza infantil, que está o tempo todo descobrindo, criando e recriando maneiras de se expressar. Desta forma, o que estamos apresentando aqui é um ponto de partida para acessar a inventividade e expressão corporal infantil, porém, sabemos que ao longo desta caminhada o leitor poderá realizar diversas conexões que levarão a desfechos diferentes de acordo com as singularidades de cada criança da sua turma assim como das interações estabelecidas durante o ato educativo.
  • ItemObjeto educacional
    Guia de orientação para a gestão escolar: a implementação da Educação física no Ensino médio noturno
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-26) Silva, Daniela Cristina Martins ; Del Masso, Maria Candida Soares ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    Este instrumento de reflexão e ação foi elaborado como último produto da formação junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física. Nele, apresentaremos informações, discussões e reflexões que desenvolvemos ao longo da pesquisa: Educação física escolar no Ensino médio noturno: análise pela gestão sobre a matriz curricular e sua implementação. O estudo teve como intenção analisar o oferecimento da disciplina de Educação Física aos estudantes do Ensino Médio Noturno, a partir do ponto de vista dos profissionais responsáveis pela gestão escolar. Esse material tem como expectativa possibilitar o desenvolvimento de estratégias para que as aulas de Educação Física possam fazer parte da grade curricular do Ensino Noturno, através da conscientização sobre importância da nossa disciplina para o desenvolvimento integral dos estudantes trabalhadores.
  • ItemObjeto educacional
    Revista Digital Flexibilidade e Autonomia Curricular: proposta e relato de experiência de uma construção colaborativa.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-10) Cecco Junior, Osni ; Del-Masso, Maria Candida Soares ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Produto Educacional apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Rio Claro, como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre em Educação Física. O recurso educacional desenvolvido é uma proposta curricular para os anos finais do ensino fundamental, em uma escola do campo do interior do estado de São Paulo, fundamentado no conceito de aprendizagens significativas, tanto em uma perspectiva cognitiva quanto alinhada a uma construção histórico-crítica. Ele é inspirado na experiência de flexibilização e autonomia curricular, que a partir do entendimento de que educação é um meio privilegiado de promoção e desenvolvimento de justiça social e igualdade de oportunidades, sob uma perspectiva de promoção de melhores aprendizagens e qualidade de ensino, ao assumir a centralidade das escolas, dos seus estudantes e professores nos processos educacionais permite a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo.