Publicação: Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular
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Data
Autores
Orientador
Rossi, Célia Regina 

Coorientador
Araújo, Marilia Frassetto de 

Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O presente trabalho objetivou analisar e comparar a temática Educação em Sexualidade nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular, buscando verificar as mudanças e possíveis avanços e retrocessos. Para isso, foi realizada uma leitura analítica dos documentos, a fim de compreender como cada um trata a temática da Educação em Sexualidade. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho documental de natureza qualitativa para, então, compreender como se deu o processo de mudança entre os documentos. Os resultados apontam que os Parâmetros Curriculares Nacionais, apesar de defender uma sexualidade biológica e preventiva, foi o marco da discussão do tema no âmbito escolar, onde esse foi tratado de maneira integral, enquanto a Base Nacional Comum Curricular apresentou caráter conservador de retrocesso ao retirar a discussão de gênero e suas relações do seu texto final.
Descrição
Palavras-chave
Educação em sexualidade, Sexualidade, Gênero, BNCC
Idioma
Português