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Publicação:
Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular

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Data

Orientador

Rossi, Célia Regina

Coorientador

Araújo, Marilia Frassetto de

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar e comparar a temática Educação em Sexualidade nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular, buscando verificar as mudanças e possíveis avanços e retrocessos. Para isso, foi realizada uma leitura analítica dos documentos, a fim de compreender como cada um trata a temática da Educação em Sexualidade. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho documental de natureza qualitativa para, então, compreender como se deu o processo de mudança entre os documentos. Os resultados apontam que os Parâmetros Curriculares Nacionais, apesar de defender uma sexualidade biológica e preventiva, foi o marco da discussão do tema no âmbito escolar, onde esse foi tratado de maneira integral, enquanto a Base Nacional Comum Curricular apresentou caráter conservador de retrocesso ao retirar a discussão de gênero e suas relações do seu texto final.

Descrição

Palavras-chave

Educação em sexualidade, Sexualidade, Gênero, BNCC

Idioma

Português

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