Publicação: O papel das emoções dos alunos e professores no processo de ensino aprendizagem
dc.contributor.advisor | Correia, Fábio Caires [UNESP] | |
dc.contributor.author | Reis, Ana Carolina Silva dos [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T17:22:47Z | |
dc.date.available | 2024-11-19T17:22:47Z | |
dc.date.issued | 2024-11-11 | |
dc.description.abstract | O processo de ensino e aprendizagem, que vai além da aquisição de conhecimento, se mescla com fatores emocionais que podem afetar significativamente o desempenho escolar e o bem-estar de alunos e professores. O dia a dia gira em torno de emoções como motivação, engajamento, capacidade de realização e outros que estão presentes e são cruciais para que a dinâmica escolar siga seu curso natural. Compreender como as emoções afetam a aprendizagem pode trazer diversos caminhos e estratégias para criar um ambiente mais emocionalmente controlado. Esse presente estudo, portanto, busca trazer a relação entre emoção e aprendizagem, relação entre professor-aluno, como as emoções podem influenciar no desenvolvimento integral do aluno e a importância da relação entre família e escola. O estudo desse tema é de extrema importância para que haja um ambiente mais emocionalmente controlado, favorável à aprendizagem e que beneficie a todos durante todo o processo educacional como um todo. | pt |
dc.description.abstract | The teaching and learning process, which goes beyond the acquisition of knowledge, is mixed with emotional factors that can significantly affect academic performance and the well-being of students and teachers. Everyday life revolves around emotions such as motivation, engagement, ability to achieve and others that are present and crucial for school dynamics to follow their natural course. Understanding how emotions affect learning can provide different paths and strategies to create a more emotionally controlled environment. This present study, therefore, seeks to bring out the relationship between emotion and learning, the relationship between teacher-student, how emotions can influence the student's integral development and the importance of the relationship between family and school. The study of this topic is extremely important for that there is a more emotionally controlled environment, favorable to learning and that benefits everyone throughout the educational process as a whole. | en |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/258194 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Emoções | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Alunos | pt |
dc.subject | Professores | pt |
dc.subject | Emotion | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Students | en |
dc.subject | Teachers | en |
dc.title | O papel das emoções dos alunos e professores no processo de ensino aprendizagem | pt |
dc.title.alternative | The role of students’ and teachers' emotions in the teaching-learning process | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.examinationboard.type | Meu trabalho não apresentou defesa | pt |
unesp.undergraduate | Rio Claro - IB - Pedagogia | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- reis_acs_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 686.69 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- reis_acs_autorizacao_rcla.pdf
- Tamanho:
- 102.71 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: