Logotipo do repositório
 

Publicação:
Discussão acerca de alguns saberes produzidos sobre as crianças/infância nos séculos XIX e XX

dc.contributor.authorCruz, Soráia Georgina Ferreira de Paiva [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Rafael de Oliveira
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-21T17:53:09Z
dc.date.available2015-08-21T17:53:09Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractIn order to accomplish this article, it was necessary to schematize and to problematize how child/childhood concept along the centuries made their use possible by specialized speeches (namely: medical and pedagogic, mainly) in many different historical extracts. Looking at child/childhood, examining them, transforming them into knowledge and tutor bodies/object, countless attempts in disciplining their gestures and consequent institution of subjective processes will be some steep lines in this article. That will be done in order to evidence the existence of what is nowadays so called child/childhood, and that today is the target of specialists’ speeches that, in our analysis, when leaning over childhood, would dictate norms behavior for the children, limiting them and restricting them.en
dc.description.abstractPara a realização deste artigo, fez-se necessário esquematizar e problematizar como a inscrição do conceito de criança/infância ao longo dos séculos tornou possível certo governo destas através dos discursos especializados (a saber: médico e pedagógico, principalmente) nos mais distintos extratos históricos. Olhar a criança e a infância, esquadrinhá-la, transformá-la em corpos/objeto de conhecimento e tutela, inúmeras tentativas de disciplinarização de seus gestos e consequente instituição de processos de subjetivação serão algumas linhas abordadas neste artigo, numa tentativa de se evidenciar a existência daquilo que modernamente reconhece-se por criança/infância, e que hoje é alvo dos discursos de especialistas que, em nossa análise, ao debruçar-se sobre a infância, ditariam normas de conduta para as crianças, limitando-as e cerceando-as.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806173, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806173, SP, Brasil
dc.format.extent201-230
dc.identifierhttp://www.unimar.br/biblioteca/publicacoes/pub/estudos.html
dc.identifier.citationEstudos, v. 15, p. 201-230, 2011.
dc.identifier.fileISSN1415-8108-2011-15-201-230.pdf
dc.identifier.issn1415-8108
dc.identifier.lattes3714392474398033
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126785
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEstudos
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectChildhooden
dc.subjectMedical Speechen
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectInfânciapt
dc.subjectDiscurso Médicopt
dc.subjectPedagogiapt
dc.titleDiscussão acerca de alguns saberes produzidos sobre as crianças/infância nos séculos XIX e XXpt
dc.title.alternativeDiscussion about some knowledge produced on child / childhood in the nineteenth and twentieth centurieen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3714392474398033
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentPsicologia Evolutiva, Social e Escolar - FCLASpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1415-8108-2011-15-201-230.pdf
Tamanho:
361.87 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format