Logotipo do repositório
 

Publicação:
Como se forja o menor: tramas da atenção psicossocial e da proteção social

dc.contributor.authorGalindo, Dolores Cristina Gomes
dc.contributor.authorLemos, Flávia Cristina Silveira
dc.contributor.authorSouza, Leonardo Lemos de [UNESP]
dc.contributor.authorVilela, Renata
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMT)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Pará (UFPA)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-21T17:53:49Z
dc.date.available2015-08-21T17:53:49Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis essay aims to contribute to discuss public policies of social protection and practice guidelines for psychosocial care. Targeting children and underage adolescents whose documents, even though permeated with egalitarian discourses and promoted actions aimed at the construction of autonomy, continue endorsing welfare guardianship and addressed to the people classified as at-risk through biopolitical, disciplinary and security technologies based on a minority logic. The essay problematizes the ways in which psychology has found legitimacy in practices that eventually looms confinement practices which aspire to move away from, as was evidenced by documents and practices.en
dc.description.abstractEl objetivo de este ensayo es contribuir a la problematización de las políticas públicas de protección social y las directrices para las prácticas de atención psicosocial, dirigidas a adolescentes y jóvenes. Dichos documentos, aunque permeados de discursos igualitarios y de promoción de acciones que apuntan a la construcción de autonomía, continúan reforzando prácticas asistencialistas y tutelares orientadas a las poblaciones clasificadas en riesgo social, por medio de tecnologías biopolíticas, disciplinares y de seguridad, basadas en lógicas reduccionista. Problematiza entonces, las formas en que la Psicología ha encontrado legitimidad en prácticas que terminan aproximándose al confinamiento, prácticas de las cuales pretende alejarse.es
dc.description.abstractNeste ensaio, objetiva-secontribuir para problematizar políticas públicas e diretrizes para atenção psicossocial, destinadas às crianças, adolescentes e jovens, nas tramas da Proteção Social. São indagados os modos como a psicologia tem encontrado legitimidade e vem sendo instada a adquirir legitimidade, prioritariamente, por meio de práticas orientadas por racionalidades que terminam por se avizinhar das lógicas que governam as dinâmicas de confinamento e a tutela menorista das quais almejam se distanciar. Mesmo após o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, documentos e práticas permeados de discursos igualitários e de promoção de ações que visam à construção de autonomia continuam referendando dispositivos assistencialistas e tutelares endereçados às populações classificadas como em risco social, por meio de tecnologias biopolíticas, disciplinares e de segurança.Os resquícios da lógica menorista compõem uma das barreiras com as quais se enfrentam práticas em psicologia que visam promover resistências e exercícios ativos de liberdade.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.format.extent56-81
dc.identifierhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4696
dc.identifier.citationBarbarói, n. 41, v. 1, p. 56-81, 2014.
dc.identifier.fileISSN1982-2022-2014-01-41-56-81.pdf
dc.identifier.issn1982-2022
dc.identifier.lattes8132595498104759
dc.identifier.lattes6444203522447403
dc.identifier.lattes6781116835399339
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127055
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofBarbarói
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectPsicologiaen
dc.subjectPsychosocial attentionen
dc.subjectSocial Protectionen
dc.subjectPsicologíaes
dc.subjectAtención Psicosociales
dc.subjectProtección Sociales
dc.subjectPsicologiapt
dc.subjectAtenção Psicossocialpt
dc.subjectProteção Socialpt
dc.titleComo se forja o menor: tramas da atenção psicossocial e da proteção socialpt
dc.title.alternativeHow to forge the underage: wefts of psychosocial attention and social protectionen
dc.title.alternativeCómo se forja al menor: entramados de la atención psicosocial y de la protección sociales
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8132595498104759
unesp.author.lattes6444203522447403
unesp.author.lattes6781116835399339
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentPsicologia Evolutiva, Social e Escolar - FCLASpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1982-2022-2014-01-41-56-81.pdf
Tamanho:
192.18 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format