Logo do repositório
 

Avaliação do desempenho escolar de crianças contaminadas por chumbo

dc.contributor.authorRodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
dc.contributor.authorAlmeida, Christiana Gonçalves Meira de
dc.contributor.authorPereira, Veronica Aparecida
dc.contributor.authorCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionFaculdades Integradas de Ourinhos (FIO)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
dc.date.accessioned2016-01-28T16:56:51Z
dc.date.available2016-01-28T16:56:51Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThe lead contamination in children has been the subject of research in the field of public health. This study evaluated the academic performance of 102 children from first to fourth grade. The subjects were divided into two groups. The first group was composed of 34 children without lead poisoning or with poison at levels lower than 5 µg/dl. The second group was composed of 68 children with blood lead levels between 10 and 40 µg/ dl. The instruments used to evaluate the academic performance were anamnesis and a scholarly performance test called Teste de Desempenho Escolar, TDE. The results indicated better academic performances from the second group with significant differences in arithmetic, reading and general scores. In a comparison between genders, the girls had better performances than the boys. These results were consistent with the parents’ perception in anamnesis. Although other variables were present, the data showed great academic damage for children with higher leadpoison. These outcomes require political policies to control contamination and intervention in this population.en
dc.description.abstractLa contaminación de niños por plomo ha sido objeto de investigación en el ámbito de la salud pública. En este estudio se evaluó el desempeño académico de 102 niños de la Enseñanza Fundamental. Los participantes fueron divididos en dos grupos: uno con 34 niños no contaminados o con nivel inferior a 5 µg/dl y el otro, de 68 niños, estaba con nivel de contaminación por plomo en la sangre entre 10 y 40 µg/dl. Para evaluación fueron utilizados el Test de Desempeño Escolar (TDE) y anamnesis. Los resultados indicaron mejor desempeño académico para el segundo grupo, con diferencias significantes en aritmética, lectura y desempeño general. La comparación entre los sexos indicó mejor desempeño para niñas, dato coherente con la percepción de los padres en la anamnesis. Aunque otras variables estén presentes, los datos apuntan perjuicios académicos mayores para niños con índices de plomo más altos. Esas descubiertas requieren políticas públicas para control de la contaminación y reducción de los daños en contaminados.es
dc.description.abstractA contaminação de crianças por chumbo tem sido objeto de investigação no âmbito da saúde pública. Neste estudo avaliou-se o desempenho acadêmico de 102 crianças do Ensino Fundamental. Os participantes foram divididos em dois grupos: um com 34 crianças não contaminadas ou com nível inferior a 5 µg/dl e o outro, de 68 crianças, estava com nível de contaminação por chumbo no sangue entre 10 and 40 µg/dl. Para avaliação foram utilizados o Teste de Desempenho Escolar (TDE) e anamnese. Os resultados indicaram melhor desempenho acadêmico para o segundo grupo, com diferenças significantes em aritmética, leitura e desempenho geral. A comparação entre os sexos indicou melhor desempenho para meninas, dado coerente com a percepção dos pais na anamnese. Embora outras variáveis estejam presentes, os dados apontam prejuízos acadêmicos maiores para crianças com índices de chumbo mais altos. Esses achados requerem políticas públicas para controle da contaminação e redução dos danos em contaminados.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.format.extent537-546
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183789
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 3, p. 537-546, 2014.
dc.identifier.doi10.1590/2175-3539/2014/0183789
dc.identifier.fileS1413-85572014000300537.pdf
dc.identifier.issn1413-8553
dc.identifier.lattes9928758732344366
dc.identifier.lattes8149650593877042
dc.identifier.scieloS1413-85572014000300537
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/133845
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectAcademic performance testen
dc.subjectSchool performanceen
dc.subjectPublic healthen
dc.subjectTestes
dc.subjectAprovechamiento escolares
dc.subjectSalud públicaes
dc.subjectTestept
dc.subjectRendimento escolarpt
dc.subjectSaúde públicapt
dc.titleAvaliação do desempenho escolar de crianças contaminadas por chumbopt
dc.title.alternativeAcademic performance evaluation of lead-poisoned childrenen
dc.title.alternativeEvaluación del desempeño escolar de niños contaminadas por plomoes
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication486dc3a9-1ce3-4235-accf-543dbfb8a650
relation.isDepartmentOfPublication5688658f-6899-499b-955f-21ec21080e34
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery486dc3a9-1ce3-4235-accf-543dbfb8a650
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.author.lattes9928758732344366
unesp.author.lattes8149650593877042
unesp.author.orcid0000-0002-6238-8624[4]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentPsicologia - FCpt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-85572014000300537.pdf
Tamanho:
357.47 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format