Publicação: Coreografias de paisagem: a construção do lugar em movimento
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Spaniol, José Paiani 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A pesquisa se apresenta com intuito de analisar e propor interações na configuração da cenografia contemporânea, alargando e rompendo limites entre as criações teatrais e plásticas. Procurando catalogar procedimentos de trabalho entre o desenho de paisagem e a performance dos materiais, através da análise de obras dos artistas Flávio de Carvalho (Brasileiro, 1899-1973), Joseph Beuys (Alemão, 1921-1986) e do contemporâneo Francis Alÿs (Belga radicado no México, 1959-) e das reverberações de suas criações no público, que opera enquanto atuante na reconfiguração da paisagem como suporte para uma nova sociedade, a investigação poética protocola quatro performances complementares, organizadas sob a perspectiva de quatro materiais (terra, gordura, cimento e carvão) e quatro animais (boi, pássaro branco, rinoceronte e pássaro preto), associados respectivamente, que abordam o desenho de paisagem ‒ citadina, campestre e afetiva ‒ com intuito de, ao mobilizar uma cenografia em situação que se componha e disponha à transformações pela prática dos atuantes, construir um lugar que auto-referencie seus próprios modos de composição.
Resumo (inglês)
The research is presented with the intention of analyzing and proposing interactions in the configuration of contemporary scenography, widening and breaking the boundaries between theatrical and plastic creations. Seeking to catalog working procedures between landscape design and materials performance, through the analysis of works by artists Flávio de Carvalho (Brazilian, 1899-1973), Joseph Beuys (German, 1921-1986) and contemporary Francis Alÿs (Belgian based in Mexico, 1959-) and the reverberations of their creations on the audience, which operates while acting in the reconfiguration of the landscape as a support for a new society, the poetic investigation protocols four complementary performances organized under the perspective of four materials (earth, fat, cement and coal) and four animals (ox, white bird, rhinoceros and black bird), associated respectively, that approach the landscapes design - citadine, rural and affective - in order to, by mobilizing a scenography in situation that is composed and available to transformations by the practice of the performers, build a place that self-references its own modes of composition.
Descrição
Palavras-chave
Desenho expandido, Cenografia expandida, Performance, Teoria da Deriva, Psicogeografia, Expanded drawing, Expanded scenography, Performance, Drift theory, Psychogeography
Idioma
Português