Logotipo do repositório
 

Publicação:
Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior

dc.contributor.advisorPenteado, Miriam Godoy [UNESP]
dc.contributor.authorMarin, Douglas [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:54Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:54Z
dc.date.issued2009-03-27
dc.description.abstractEsta pesquisa tem a finalidade de compreender como os professores de Cálculo fazem uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC) em suas aulas. Seus participantes foram professores do ensino superior que utilizam TIC para ensinar Cálculo. Esses professores foram localizados pela indicação de colegas, através de listas de discussões eletrônicas, a partir da leitura de teses e dissertações, por indicação de outros participantes da pesquisa e ainda por visitas a instituições de ensino superior. Não se limitou a examinar a questão apenas no âmbito do curso de Matemática, mas abrangeu professores de diferentes cursos que apresentam a disciplina em seu currículo. Os dados foram provenientes de entrevistas e do preenchimento de um formulário. A análise dos dados, que foi guiada pela pergunta “Como os professores de matemática fazem uso da TIC na disciplina de Cálculo?”, possibilitou discutir os seguintes temas: perfil dos professores, estrutura oferecida pelas instituições, planejamento e gestão da aula, vantagens e desvantagens do uso de TIC na sala de aula. As expectativas de contribuição deste trabalho são: apresentar sugestões para o professor do ensino superior a respeito de estratégias no ensino e aprendizagem do Cálculo através da utilização da TIC e constituir-se num referencial para outras pesquisas em Educação Matemática.pt
dc.description.abstractThis research has the purpose to understand how the calculus teachers use Information and Communication Technology (ICT) in their classes. The participants were higher education teachers who used ICT. Initially they were located in an e-list. Later, the interviewed teacher indicated some colleagues as possible participants. The research involved calculus teachers of undergraduation courses in mathematics and other topics. The data originated from interviews and a questionnaire. The analysis was guided by the question “How mathematics teachers make use of the ICT in the calculus discipline?” and made it possible to discuss the following topics: teachers profile, the infrastructure offered by the working place, the planning and management of the classes, advantages and disadvantages of the ICT use in the classroom. The expected contribution of this research is to offer some suggestions for the use of ICT in the teaching of calculus and to be a literature support for future research in the field.en
dc.format.extent163 f. : il., tabs.
dc.identifier.aleph000582926
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.citationMARIN, Douglas. Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior. 2009. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
dc.identifier.filemarin_d_me_rcla.pdf
dc.identifier.lattes4099992332439295
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91117
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores – Formaçãopt
dc.subjectTecnologia da informaçãopt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectCálculo diferencialpt
dc.subjectCalculo integralpt
dc.subjectFormação docentept
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectInformation and communication technologyen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectDifferential and integral calculusen
dc.subjectMathematics teacher educationen
dc.subjectMathematics educationen
dc.titleProfessores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superiorpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4099992332439295
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos-científicospt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
marin_d_me_rcla.pdf
Tamanho:
425.35 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format