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Publicação:
Ofício de aluno: o processo de socialização primária e a construção de uma identidade

dc.contributor.advisorSouza Neto, Samuel de [UNESP]
dc.contributor.authorFrasson, Letícia Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-12-10T14:07:39Z
dc.date.available2015-12-10T14:07:39Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNa última década dos anos 90, alguns estudos acadêmicos voltaram-se para a questão de se valorizar as investigações sobre o saber docente, o saber pedagógico e a prática pedagógica. Dentre os inúmeros temas abordados, o papel do aluno frente à escola, foi o que chamou nossa atenção. Com base nisso, estuda-se sobre o habitus do aluno, sobre seu papel enquanto ator social, sobre sua identidade de aluno, sobre seu ofício de aluno, entre outros. No âmbito desse processo e com base nas vivências da pesquisadora este estudo buscou como objetivo geral compreender o papel da socialização primária na constituição do ofício de aluno e na construção de sua identidade. Especificamente: (1) Levantar dados sobre o papel da socialização primária na construção da identidade de aluno e; (2) Identificar em estudantes do ensino fundamental como eles constituíram o seu ofício do aluno. Nosso trabalho se baseou em uma pesquisa de natureza qualitativa. Contou com 7 participantes, todos eles alunos de uma escola pública do munícipio de Rio Claro. Para coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Na disposição dos resultados optou-se pela divisão em três eixos: (1) Infância, (2) Escola e (3) Ofício de aluno. Já para análise do conteúdo, a discussão, separou-se em dois eixos temáticos: o primeiro sobre a socialização primária na construção da identidade de aluno e o segundo sobre a construção do ofício de aluno. Com isso, pudemos concluir que o ofício de aluno é de ordem: temporal, social, plural, heterogêneo, personalizado, situado, biográfico e estrutural. E que papel que o aluno desenvolve na escola é influenciado pela socialização primária (família e escola) à qual o mesmo foi submetido. Porém, deixamos aqui uma contribuição singular, visando que futuros projetos possam ser desenvolvidos de forma a ampliar o entendimento desse temapt
dc.format.extent39 f.
dc.identifier.aleph000853428
dc.identifier.citationFRASSON, Letícia Aparecida. Ofício de aluno: o processo de socialização primária e a construção de uma identidade. 2015. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853428.pdf
dc.identifier.lattes7352600571268275
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131797
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectIdentidade socialpt
dc.subjectSocializaçãopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectAlunospt
dc.titleOfício de aluno: o processo de socialização primária e a construção de uma identidadept
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7352600571268275
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEducação Física - IBRCpt

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