Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Deliberato, Débora

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A necessidade de formação do educador para lidar com as especificidades da educação especial vem sendo intensamente discutida, considerando que a escola inclusiva exige modificações no ensino, necessitando rever os programas de formação inicial e continuada destes profissionais. A diversidade de alunos com necessidades educacionais especiais exige um planejamento com estratégias e recursos adequados, auxiliando e proporcionando ações que garantam a aprendizagem desses alunos. Neste contexto, a literatura tem demonstrado a necessidade de capacitação a respeito da área de Comunicação Alternativa e Suplementar para o professor que atua com alunos com severo comprometimento na comunicação. O objetivo foi analisar a percepção do professor de educação especial da rede municipal de Londrina a respeito de atuação e formação de educadores no contexto da comunicação alternativa. Participaram deste estudo 12 professores da rede municipal de Londrina que atendiam na área da educação especial há pelo menos 6 meses. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Este roteiro foi elaborado e apresentado a juízes com experiência, sendo reformulado e utilizado em um estudo-piloto para avaliar a necessidade de adequação das questões. Realizadas as devidas alterações, elaborou-se o roteiro final, contendo 36 questões. Posteriormente, realizaram-se as entrevistas e as transcrições, também, foram submetidas a juízes. A partir de uma análise qualitativa dos conteúdos da fala dos 12 professores, foi possível estabelecer quatro temas com seus respectivos subtemas: Tema 1- Caracterização do aluno foram identificados os subtemas: - Aspectos Físicos e Comportamentais; Habilidades de Comunicação (compreensão e expressão); Dificuldades (sociais, de compreensão/expressão, motoras, de comportamento, de memória e de aprendizagem)...

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação - Educação especial, Comunicação na educação - Crianças deficientes, Escolas especiais para deficientes, Comunicação alternativa e suplementar, Teacher's Qualification, Alternative and Supplementary Communication

Idioma

Português

Como citar

SILVA, Andréia Parente da. Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação. 2005. 179 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação