Logotipo do repositório
 

Publicação:
Um percurso teórico-metodológico para leitura de “O isqueiro mágico” e “A rainha da neve”, de Hans Christian Andersen (1805-1875)

dc.contributor.advisorSantos, Ana Maria Martins da Costa [UNESP]
dc.contributor.authorJurazeky, Rosana da Silva Santos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-01-26T13:21:28Z
dc.date.available2015-01-26T13:21:28Z
dc.date.issued2014-05-13
dc.description.abstractThe survey A methodological theoretical pathway for reading “The tinderbox” and “The snow queen” by Hans Christian Andersen (1805-1875), based on the concept of language understood as a process of human interaction and the act of reading, as a complex activity, involving not only grammatical and semantic aspects, but pragmatic and dialogic ones. This theoretical concept was adopted since it agrees with the goals of this investigation: 1) to analyze the textual and thematic structure of two H. C. Andersen’s tales, “The tinderbox” and “The snow queen”, selected from the corpus of his work, noticing similarities regarding the theme, subject, message; plot; time, space and place; the narrator and narrative focus and the characters; 2) to define criteria for the choice of a book or a short story from children's literature; 3) suggest activities that may contribute to the instruction of children’s literature in classrooms. The focus of the study was defined in relation to the narrative/classic text of children's literature. The activities developed undertaken were of bibliographic nature and accompanied the entire process of investigation. Finally, the fact of reading is one of the major problems experienced by school and by society as a whole, such as those relating to functional illiteracy, non-formation of the reader and lack of understanding of literary texts, justifies a research that will contribute to overcoming the problems experienced by school, when it comes to reading.en
dc.description.abstractA pesquisa Um percurso teórico- metodológico para leitura de “O isqueiro mágico” e “A rainha da neve”, de Hans Christian Andersen (1805-1875) pautou-se na concepção de linguagem entendida como um processo de interação humana e no ato de ler como uma atividade complexa, envolvendo aspectos não somente gramaticais e semânticos, mas também pragmáticos e dialógicos. Esta concepção teórica foi adotada por estar de acordo com os objetivos desta investigação: 1) analisar a estrutura textual e temática de dois contos de H. C. Andersen, “O isqueiro mágico” (1835) e “A rainha da neve” (1845), selecionados a partir do corpus de sua obra, observando aspectos comuns relativos ao tema, ao assunto, à mensagem; ao enredo; ao tempo, ao espaço; ao narrador, ao foco narrativo e às personagens; 2) definir critérios para a escolha de um livro ou de um conto de literatura infantil; 3) sugerir atividades que possam contribuir com o trabalho da literatura infantil em sala de aula. O foco do estudo definiu-se em relação ao texto narrativo/clássico da literatura infantil. As atividades desenvolvidas foram de cunho bibliográfico e acompanharam todo o processo de investigação. Por fim, o fato de a leitura constituir-se de um dos grandes problemas vividos pela escola e pela sociedade como um todo, como aqueles relativos ao analfabetismo funcional, à não formação do leitor e à não compreensão de textos literários justifica uma pesquisa que venha a contribuir para a superação dos problemas vividos pelas escola, no que concerne à leitura.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent218 f. il.
dc.identifier.aleph000802245
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationJURAZEKY, Rosana da Silva Santos. Um percurso teórico-metodológico para leitura de “O isqueiro mágico” e “A rainha da neve”, de Hans Christian Andersen (1805-1875). 2014. 218 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
dc.identifier.file000802245.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114023
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectAndersen, H. C Hans Christian 1805-1875pt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt
dc.subjectEducationpt
dc.titleUm percurso teórico-metodológico para leitura de “O isqueiro mágico” e “A rainha da neve”, de Hans Christian Andersen (1805-1875)pt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação Inicial e Continuada de Professorespt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000802245.pdf
Tamanho:
1.81 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format