Publicação: De onde vem todas as coisas: a apropriação do papelão no processo de criação de obras de arte
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Data
Orientador
Bamonte, Joedy Luciana Barros Marins 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Artes Visuais - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A pesquisa teve como objetivo desenvolver um conjunto de obras com a apropriação do papelão e caixas de papelão, propondo a ressignificação de objetos e espaços do cotidiano; e propondo a interação do espectador com os trabalhos. Foi realizada a revisão do percurso da história da arte ocidental, que resultou na inserção e apropriação de objetos do cotidiano na arte, e suas influências nas práticas artísticas contemporâneas com ênfase nos anos 1950 a 1990. Foi realizado o registro e análise dos documentos do processo criativo, e da construção de sentido das obras desenvolvidas, contextualizando-as em relação a referências literárias, artísticas e a produções pessoais de 2019 a 2021. Apresentou-se o processo de montagem e desenvolvimento de educativo para a mediação das obras resultantes da pesquisa. A exposição “De onde vem todas as coisas” foi composta por três trabalhos que relacionavam o papelão ao conceito de silêncio e a introspecção, e alcançou públicos de diversas faixas etárias, profissões e cursos.
Resumo (inglês)
The research’s objective was to create artworks from the appropriation of cardboard and boxes, proposing the resignification of daily life objects and spaces; and proposing the spectator’s interaction with the works. The research revised the course of the history of Western art, which resulted in the appropriation of everyday objects and their influence on contemporary art from 1950 to 1990. The creative process documents and the concept development of the artworks were registered and analyzed; contextualizing them about the literary and artistic references, and personal productions from 2019 to 2021. It was made the presentation of the building process and development of the educational approach to the mediation of the artworks produced as a result of the research. The art exhibition “Where everything comes from” was composed of three artworks that established a connection between cardboard, the concept of silence, and introspection, reaching a diverse public from different age groups, professions, and fields of study.
Descrição
Palavras-chave
Assemblage, Instalação, Processo criativo, Arte Contemporânea, Papelão, Installation art, Creative process, Contemporary art, Cardboard
Idioma
Português