Publicação: Modelagem de cabos para simulações de testes de descargas elétricas atmosféricas em aeronaves
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Data
2021-12-16
Autores
Orientador
Cassula, Agnelo Marotta 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Elétrica - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Os testes de certificação de suscetibilidade a descargas elétricas atmosféricas são obrigatórios para
qualquer fabricante do ramo aeroespacial. A norma DO160G padroniza procedimentos de testes
de qualificação em equipamentos eletrônicos aerotransportados para verificar seus comportamentos
em relação aos efeitos indiretos dos raios. A presente análise propõe um estudo de modelagem de
diferentes configurações de condutores, os quais são inseridos em um método criado para simular
o teste de indução por cabos da norma apresentada. Uma simulação pode ser feita anteriormente e
posteriormente ao teste físico em laboratório, seja para prever possíveis erros e falhas nos processos
de testes ou replicar contestações dos resultados por parte dos órgãos reguladores, sem a necessidade
de refazer a testagem arcando com os altos custos por ela demandados. O trabalho também propõe a
aplicação e análise em um sistema aeronáutico real fornecido por uma fabricante do ramo aeroespacial.
Resumo (inglês)
Atmospheric lightning susceptibility certification tests are mandatory for any aerospace manufacturer.
The DO160G standard standardizes qualification test procedures on airborne electronic equipment to
verify their behavior in relation to the indirect effects of lightning. The present analysis proposes a
modeling study of different configurations of conductors, which are inserted in a method created to
simulate the cable bundle induction test of the presented standard. A simulation can be done before
and after the physical test in the laboratory, either to predict possible errors and failures or to replicate
disputes of the results by regulatory bodies, without the need to redo the test, bearing the high costs
required by it. This document also offers an application and analysis in a real aeronautical system,
supplied by an aerospace manufacturer.
Descrição
Idioma
Português