Publicação: Modelagem de cabos para simulações de testes de descargas elétricas atmosféricas em aeronaves
dc.contributor.advisor | Cassula, Agnelo Marotta [UNESP] | |
dc.contributor.author | Grigoletto, Leonardo | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2022-08-12T18:07:10Z | |
dc.date.available | 2022-08-12T18:07:10Z | |
dc.date.issued | 2021-12-16 | |
dc.description.abstract | Os testes de certificação de suscetibilidade a descargas elétricas atmosféricas são obrigatórios para qualquer fabricante do ramo aeroespacial. A norma DO160G padroniza procedimentos de testes de qualificação em equipamentos eletrônicos aerotransportados para verificar seus comportamentos em relação aos efeitos indiretos dos raios. A presente análise propõe um estudo de modelagem de diferentes configurações de condutores, os quais são inseridos em um método criado para simular o teste de indução por cabos da norma apresentada. Uma simulação pode ser feita anteriormente e posteriormente ao teste físico em laboratório, seja para prever possíveis erros e falhas nos processos de testes ou replicar contestações dos resultados por parte dos órgãos reguladores, sem a necessidade de refazer a testagem arcando com os altos custos por ela demandados. O trabalho também propõe a aplicação e análise em um sistema aeronáutico real fornecido por uma fabricante do ramo aeroespacial. | pt |
dc.description.abstract | Atmospheric lightning susceptibility certification tests are mandatory for any aerospace manufacturer. The DO160G standard standardizes qualification test procedures on airborne electronic equipment to verify their behavior in relation to the indirect effects of lightning. The present analysis proposes a modeling study of different configurations of conductors, which are inserted in a method created to simulate the cable bundle induction test of the presented standard. A simulation can be done before and after the physical test in the laboratory, either to predict possible errors and failures or to replicate disputes of the results by regulatory bodies, without the need to redo the test, bearing the high costs required by it. This document also offers an application and analysis in a real aeronautical system, supplied by an aerospace manufacturer. | en |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/236130 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | DO160G | pt |
dc.subject | Equipamentos aeronáuticos | pt |
dc.subject | Modelagem | pt |
dc.subject | Equipamentos eletrônicos | pt |
dc.subject | Airborne equipment | en |
dc.subject | Cable modeling | en |
dc.subject | Electronic equipment | en |
dc.subject | Aviões - Equipamentos elétricos | pt |
dc.subject | Eletricidade na aeronáutica | pt |
dc.subject | Aeronaves | pt |
dc.subject | Descargas Elétricas | pt |
dc.title | Modelagem de cabos para simulações de testes de descargas elétricas atmosféricas em aeronaves | pt |
dc.title.alternative | Cable modeling for simulations of atmospheric electrical discharge tests in aircrafts | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetá | pt |
unesp.undergraduate | Engenharia Elétrica - FEG | pt |
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