Logotipo do repositório
 

Publicação:
Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores

dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorTonelotto, Josiane Maria de Freitas
dc.contributor.authorCiasca, Sylvia Maria
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:14:06Z
dc.date.available2014-05-20T15:14:06Z
dc.date.issued2004-08-01
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de escolares em relação à avaliação formal e a opinião de professores. Participaram 164 escolares de ensino fundamental de cidade do interior paulista, sendo 81 do sexo masculino e 83 do sexo feminino. Foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar e foram definidos 2 grupos, segundo a opinião da professora quanto ao desempenho normal e abaixo da média. Os resultados revelaram diferença significativa indicando que o menor desempenho foi verificado para o sexo masculino e para a quarta série. As médias do grupo definido pela professora com desempenho inferior foram abaixo do esperado e diferiram significativamente. A opinião da professora neste estudo foi fundamental para a identificação dos problemas relacionados à escolaridade.pt
dc.description.abstractThe objective of this study was to compare the performance of school children in relation to formal evaluation and teachers' opinion. One hundred and sixty-four (164) elementary school students in an inland city in São Paulo state, 81 males, and 83 females, took part in this study. The formal performance evaluation was carried out through the Learning Performance Test, and 2 groups were defined according to the teacher's opinion as for normal and below-average performances. The results showed a significant difference, indicating the males and fourth graders as having the lowest performance. The average grades of the group defined by the teacher as having the lowest performance were lower than they were expected to be in the formal evaluation and differed significantly. The opinion of the teacher in this study was essential to the identification of problems related to education.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de São Paulo
dc.description.affiliationPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas
dc.format.extent79-90
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2004000200006
dc.identifier.citationEstudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 21, n. 2, p. 79-90, 2004.
dc.identifier.doi10.1590/S0103-166X2004000200006
dc.identifier.fileS0103-166X2004000200006.pdf
dc.identifier.issn0103-166X
dc.identifier.lattes9057316530389548
dc.identifier.scieloS0103-166X2004000200006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29058
dc.language.isopor
dc.publisherPPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Campinas)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectescolaridadept
dc.subjectaprendizagempt
dc.subjectschool educationen
dc.subjectlearningen
dc.titleMedidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professorespt
dc.title.alternativeLearning performance measures: formal evaluation and teachers' opinionen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9057316530389548
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-166X2004000200006.pdf
Tamanho:
62.41 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: