Publicação: Extensão universitária para crianças: conhecendo a criação de cabras e ovelhas na prática
Carregando...
Data
Orientador
Pinheiro, Rafael Silvio Bonilha 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Zootecnia - FEIS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O objetivo do trabalho foi avaliar a eficácia do projeto de extensão universitária e
cultura “Extensão universitária para crianças: conhecendo a criação de cabras e
ovelhas na prática” dirigido ao público infantil. Selecionou-se alunos da rede
municipal, matriculados no terceiro ano escolar do ensino fundamental para
conhecerem a criação de ovinos e caprinos da UNESP, Câmpus de Ilha Solteira-SP.
Ao chegarem na UNESP, os alunos das escolas eram recepcionadas pelos
integrantes do Grupo de Estudos em Produção de Ovinos e Caprinos (GEPOC) da
UNESP, os quais ficavam responsáveis por acompanhar os estudantes e abordar os
conteúdos programados. Posteriormente, os alunos eram direcionado ao curral de
manejo, onde estavam presentes animais de sexo e idades diferentes de ambas
espécies (caprinos e ovinos). Os conteúdos abordados foram a respeito da
diferenciação entre os ovinos e caprinos, as categorias animais, alimentação e
possíveis produtos gerados por estes animais. Os alunos se mostraram muito
interessados em todos os dias de realização deste projeto, e pode-se notar que
muitos deles nunca haviam tido contato com um ambiente de produção animal. Após
a experiência, eles puderam relatar por meio de escritas e desenhos sobre o que
aprenderam ou mais gostaram durante as atividades deste projeto. Observou-se que
memorizaram a maioria dos termos ensinados, demonstraram maior facilidade na
aprendizagem devido ao método prático ser mais atrativo que apenas os conteúdos
teóricos ministrados em sala de aula.
Palavras-chave: alunos; aprendizado; pequenos ruminantes; zootecnia.
Resumo (inglês)
The objective of this study was to evaluate the effectiveness of the university
extension and culture project “University extension for children: getting to know goat
and sheep farming in practice” aimed at children. Students from the municipal
network, enrolled in the third school year of elementary school, were selected to
learn about the creation of sheep and goats at UNESP, Campus of Ilha Solteira-SP.
Upon arriving at UNESP, students from the schools were welcomed by members of
the Study Group on Sheep and Goat Production (GEPOC) at UNESP, who were
responsible for accompanying the students and addressing the scheduled content.
Later, the students were directed to the management corral, where animals of
different sex and ages of both species (goats and sheep) were present. The contents
addressed were about the differentiation between sheep and goats, animal
categories, food and possible products generated by these animals. The students
were very interested in every day of this project, and it can be noted that many of
them had never had contact with an animal production environment. After the
experience, they were able to report through writing and drawings about what they
learned or liked most during the activities of this project. It was observed that they
memorized most of the taught terms, demonstrated greater ease in learning due to
the practical method being more attractive than just the theoretical contents taught in
the classroom.
Keywords: students; apprenticeship; small ruminants; animal science
Descrição
Palavras-chave
Alunos, Aprendizado, Zootecnia, Pequenos ruminantes, Students, Apprenticeship, Small ruminants, Animal science
Idioma
Português