Logotipo do repositório
 

Publicação:
Extensão universitária para crianças: conhecendo a criação de cabras e ovelhas na prática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Pinheiro, Rafael Silvio Bonilha

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Zootecnia - FEIS

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

O objetivo do trabalho foi avaliar a eficácia do projeto de extensão universitária e cultura “Extensão universitária para crianças: conhecendo a criação de cabras e ovelhas na prática” dirigido ao público infantil. Selecionou-se alunos da rede municipal, matriculados no terceiro ano escolar do ensino fundamental para conhecerem a criação de ovinos e caprinos da UNESP, Câmpus de Ilha Solteira-SP. Ao chegarem na UNESP, os alunos das escolas eram recepcionadas pelos integrantes do Grupo de Estudos em Produção de Ovinos e Caprinos (GEPOC) da UNESP, os quais ficavam responsáveis por acompanhar os estudantes e abordar os conteúdos programados. Posteriormente, os alunos eram direcionado ao curral de manejo, onde estavam presentes animais de sexo e idades diferentes de ambas espécies (caprinos e ovinos). Os conteúdos abordados foram a respeito da diferenciação entre os ovinos e caprinos, as categorias animais, alimentação e possíveis produtos gerados por estes animais. Os alunos se mostraram muito interessados em todos os dias de realização deste projeto, e pode-se notar que muitos deles nunca haviam tido contato com um ambiente de produção animal. Após a experiência, eles puderam relatar por meio de escritas e desenhos sobre o que aprenderam ou mais gostaram durante as atividades deste projeto. Observou-se que memorizaram a maioria dos termos ensinados, demonstraram maior facilidade na aprendizagem devido ao método prático ser mais atrativo que apenas os conteúdos teóricos ministrados em sala de aula. Palavras-chave: alunos; aprendizado; pequenos ruminantes; zootecnia.

Resumo (inglês)

The objective of this study was to evaluate the effectiveness of the university extension and culture project “University extension for children: getting to know goat and sheep farming in practice” aimed at children. Students from the municipal network, enrolled in the third school year of elementary school, were selected to learn about the creation of sheep and goats at UNESP, Campus of Ilha Solteira-SP. Upon arriving at UNESP, students from the schools were welcomed by members of the Study Group on Sheep and Goat Production (GEPOC) at UNESP, who were responsible for accompanying the students and addressing the scheduled content. Later, the students were directed to the management corral, where animals of different sex and ages of both species (goats and sheep) were present. The contents addressed were about the differentiation between sheep and goats, animal categories, food and possible products generated by these animals. The students were very interested in every day of this project, and it can be noted that many of them had never had contact with an animal production environment. After the experience, they were able to report through writing and drawings about what they learned or liked most during the activities of this project. It was observed that they memorized most of the taught terms, demonstrated greater ease in learning due to the practical method being more attractive than just the theoretical contents taught in the classroom. Keywords: students; apprenticeship; small ruminants; animal science

Descrição

Palavras-chave

Alunos, Aprendizado, Zootecnia, Pequenos ruminantes, Students, Apprenticeship, Small ruminants, Animal science

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação