Fungos antárticos em mundo em transformação: respostas do metaboloma ao estresse abiótico associado aos efeitos das mudanças climáticas
Carregando...
Data
Autores
Supervisor
Castro-Gamboa, Ian 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Neste estudo, foram obtidos 96 extratos brutos a partir do cultivo de fungos antárticos sob diferentes condições de meio, temperatura e salinidade, com o objetivo de explorar a influência desses fatores na produção de metabólitos secundários. Os extratos foram analisados por espectroscopia de RMN de ¹H, permitindo a geração de uma biblioteca espectral detalhada, que servirá de base para futuras correlações entre diversidade química, condições de cultivo e potencial bioativo. Dentre as linhagens analisadas, Penicillium sp. (LMC21023) e Epicoccum nigrum (LMC21028), isolados da macroalga Phaeurus antarcticus, demonstraram maior diversidade química em meio à base de malte, com presença de sinais aromáticos entre 6,0 e 7,5 ppm. E. nigrum produziu Epicorazina A, cuja biossíntese foi inibida na ausência de sal, indicando o papel modulador da salinidade sobre vias biossintéticas específicas. Rhodotorula mucilaginosa (UFMG 17448) e Penicillium chrysogenum (UFMG 17452), isolados de permafrost, apresentaram perfis ricos em sinais vinílicos (~5,3 ppm) e aromáticos diversos, sugerindo produção de ácidos graxos insaturados e compostos fenólicos. O fungo Antarctomyces psychrotrophicus (UFMG 13069), isolado de gelo glacial, produziu metabólitos oxigenados conjugados e compostos aromáticos detectáveis exclusivamente em meio malte. Esses resultados reforçam a importância do cultivo em condições variadas para a expressão da diversidade metabólica em fungos antárticos e seu potencial exploração biotecnológica.
Descrição
Palavras-chave
Produtos naturais, Mudanças climáticas, Fungos, Metabolômica
Idioma
Português
Citação
SANTOS, Gustavo Souza dos. Fungos antárticos em mundo em transformação: respostas do metaboloma ao estresse abiótico associado aos efeitos das mudanças climáticas. 2025. Relatório de pós-doutorado (Pós-doutorado em Química) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.

