Logotipo do repositório
 

Publicação:
Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula

dc.contributor.authorPaulo, Rosa Monteiro [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Julio Cesar Augustus de Paula
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:22Z
dc.date.available2014-05-20T15:07:22Z
dc.date.issued2011-01-01
dc.description.abstractEste artigo traz uma reflexão acerca da avaliação em Matemática, destacando os modos pelos quais essa avaliação pode vir a ser compreendida e discutida em um curso de formação de professores da área. Explicita-se como, a partir das situações de sala de aula, o olhar para as possibilidades da avaliação pode contribuir para a formação desse professor no que diz respeito ao compreendido pelos alunos. São analisadas três situações-problema, propostas aos alunos do curso de graduação em Matemática, cujo foco é o modo de avaliar. O olhar avaliativo e o fazer Matemática são entendidos como uma forma de o aluno voltar-se para o conteúdo matemático, abrindo-se ao que, no seu lidar cotidiano, se mostra. Diz-se da importância de se considerarem os dados relevantes e o a ser conhecido nas situações de avaliação que permitem, ao professor, ler a aprendizagem do aluno em seu modo de se expressar.pt
dc.description.abstractThis article allows some reflection on evaluation in Mathematics, highlighting the ways such evaluation may come to be understood and discussed in a Teacher Formation course. An attempt is made to unveil - in classroom situations - how looking at evaluation contributes to the formation of such teachers especially with regard to the analysis of what is understood by his/her students. Three problem situations have been analyzed, and discussed with Mathematics college degree students - whose focus is on the process of evaluation. The Evaluating look and taking up Mathematics are understood as ways for the student teacher to address the mathematical content, with him / her opening himself / herself to what his/her daily teaching shows. It shows the importance of considering the relevant data and that to be known in the evaluation situation allows the teacher to read the student's learning and ways of expression..en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Matemática
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Matemática
dc.format.extent183-197
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000100012
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 1, p. 183-197, 2011.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132011000100012
dc.identifier.fileS1516-73132011000100012.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.scieloS1516-73132011000100012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26481
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducação Matemáticapt
dc.subjectAvaliação da Aprendizagem Escolarpt
dc.subjectConhecimento Matemáticopt
dc.subjectMathematical Educationen
dc.subjectSchool Learning Evaluationen
dc.subjectMathematical Knowledgeen
dc.titleAvaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aulapt
dc.title.alternativeEvaluation in Mathematics: a reading of conceptions and an analysis of what is lived in the classroomen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132011000100012.pdf
Tamanho:
155.67 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:

Coleções